Quase um ano após o lançamento de seu EP de estreia, SuperM está de volta com um novo single, a música “100”, antes de um álbum de estúdio, Super One, que será lançado em 25 de setembro. O grupo, formado pelos membros Baekhyun, Taemin e Kai, dos experientes grupos de K-Pop EXO e SHINee, ao lado de Taeyong, Mark, Ten e Lucas, do NCT 127 e WayV, estava prestes a estourar no mercado dos EUA após seu primeiro lançamento em outubro passado, a música Jopping , mas a pandemia de coronavírus tinha outros planos.

Ainda assim, o grupo encontrou maneiras de se manter ativo em meio ao encerramento de shows ao redor do mundo e foi a primeira banda de seu selo SM Entertainment a apresentar um show online para fãs, experimentando com AR e se envolvendo diretamente com os telespectadores. No início deste mês, o SuperM revelou um cronograma de lançamento para Super One, que será lançado hoje com o lançamento de 100. Variety conectou-se com os membros via Zoom para conversar sobre a dinâmica do grupo e como o álbum completo veio a ser.

O show do SuperM no Forum em fevereiro não demorou muito para o encerramento completo dos eventos ao vivo nos EUA. Como você tem passado o tempo nos últimos meses?
Baekhyun: Durante esse tempo, trabalhei nas promoções do meu álbum solo e também na preparação para o álbum do SuperM. Além disso, passamos um tempo descansando em casa e em hobbies. Pudemos aproveitar para aprender mais sobre coisas em que estamos interessados, ao mesmo tempo em que buscamos maneiras de nos aprimorarmos.

Falando em solos, seu EP Delight foi um sucesso no início deste ano. Qual é a sensação de trabalharmos juntos novamente depois de fazer as atividades individualmente?
Baekhyun: Já faz muito tempo desde que todos nós nos reunimos, então, honestamente, tem sido muito divertido. Recentemente, temos nos encontrado diariamente devido aos nossos horários, e definitivamente consigo obter mais energia quando estamos juntos do que quando promovemos sozinhos. Estou ansioso para trabalhar. Temos estado em um campo positivo.

Você foi um dos primeiros artistas a transmitir um show durante o COVID, para a série Beyond LIVE do V LIVE em abril. Como foi essa experiência?
Baekhyun: Foi nossa primeira vez fazendo algo assim e aparecendo no Beyond LIVE, então não sabíamos se muitas pessoas estariam interessadas e não tínhamos certeza se poderíamos entregar adequadamente a energia que gostaríamos. Tínhamos nossas preocupações no início, mas elas desapareceram assim que começou. Fizemos chats de vídeo diretos e perguntas e respostas com nossos fãs, além de apenas nos apresentarmos, então parecia mais um verdadeiro evento de fãs do que um show típico. Tinha uma energia mais lúdica, já que tínhamos a capacidade de interagir diretamente com o público. Eu pessoalmente gostei muito. Acho que poderíamos construir um relacionamento mais forte com nossos fãs se adicionarmos esses elementos aos nossos shows ao vivo no futuro também.

Você pode nos contar sobre a mensagem por trás de Super One como um conceito para o álbum?
Baekhyun: A mensagem para este álbum é baseada na esperança e na superação das dificuldades juntos. Cada teaser individual mostra uma luta que é superada para que possamos ser felizes como artistas no palco. A mensagem enfatiza que durante os tempos difíceis, é importante refletir e identificar em que você é bom e do que é capaz, em vez de insistir. Nós nos tornamos SuperM depois de passar um tempo separados e você notará que todas as músicas do álbum transmitem uma mensagem semelhante. Eu acho que é ótimo estarmos juntos novamente.
Kai: Eu acho que a maior diferença entre promover dentro de nossos grupos originais e dentro do SuperM é a mudança em nossos papéis. Para mim, sou um dos membros mais jovens do EXO, mas no SuperM, de repente, sou um membro sênior com mais experiência. Taemin também era o mais jovem de seu grupo, e Baekhyun se tornou um líder. [Risos]
Baekhyun: [encolhe os ombros] Simplesmente aconteceu.

Você já deu algum conselho aos membros mais jovens agora que é um dos membros mais antigos com mais experiência? Ou, por outro lado, os membros mais novos podem compartilhar algum conselho memorável que receberam?
Baekhyun: Quando filmamos 100, havia um set feito de ilusões de ótica. Não tenho certeza se isso vai aparecer nos bastidores do videoclipe, mas neste set, quando você se move para trás, você fica maior, e quando está na frente, parece bem pequeno, como um mini-eu. Achei aquilo muito fofo e interessante de ver. Foi a única vez que Kai e eu pareceremos ter a mesma altura. [Risos]


 

Apenas partes relacionadas ao Baekhyun foram traduzidas.