História Por Trás do Baekhyun

 

Agora é hora de entregar a História Por Trás do Baekhyun para aqueles que estão sempre apoiando Baekhyun por trás de tudo. Assim como a noite, em que muitas coisas estão acontecendo silenciosamente até na escuridão, essa é a História Por Trás De Mim, na qual eu irei entregar meus sentimentos aqueles que estão me apoiando nos bastidores. É simplesmente a hora para entregar meus sentimentos para aqueles que me apoiaram nos últimos dez anos. Que tipo de pessoas seriam essas? Primeiramente, os membros do staff que trabalharam nesses últimos anos ou meus amigos, que estão sempre ao meu lado. E eu não posso esquecer da minha família. Então, primeiro, vou entregar os meus sentimentos por trás dos funcionários que trabalham comigo, amigos próximos e família. Eu quero que toque uma música delicada. [risos] Isso é realmente delicado?

Primeiro, as noonas e os hyungs membros da equipe de cabelo e maquiagem, que estão comigo há 10 anos! Uau. 10 anos já se passaram! Quando nos conhecemos pela primeira vez, achei que tinha que olhar diretamente nos olhos da pessoa encarregada durante as sessões de cabelo e maquiagem, então lembro de olhar nos olhos da pessoa que estava fazendo meu cabelo e maquiagem até o final. Eu realmente quero dizer isso aos nossos preciosos hyungs e noonas que nos trouxeram frango e comidas deliciosas quando não estávamos ganhando nada. Espero que trabalhemos juntos por muito tempo, mesmo quando nos tornarmos velhos. Quero entregar a mensagem que eu amo muitos os nossos hyungs e noonas que estão, sem nunca falhar, sempre sorrindo, preenchendo o set e sendo aqueles que estão ao meu lado sempre me apoiando.

Além deles, nossos hyungs managers e todos os membros da equipe que têm trabalhado consistentemente ao meu lado, mesmo que não tenha se passado 10 anos. Sei muito bem que vocês ficam acordados a noite toda, dormem menos que nós, trabalham arduamente para fazer com que estejamos bem e fazem muito esforço por nós; eu irei, mesmo que isso não ajude tanto, sempre estar encarregado de fazer vocês rirem. Acho que se você trabalhar comigo, seus dias sempre serão preenchidos com risadas e eu quero muito, muito, muito dizer a vocês que sou muito grato. É meio vergonhoso, sabe? Dizer aos membros da equipe, hyungs managers e noonas “Noona, hyung, amiga (o), muito obrigado” (…) Usando essa plataforma, eu não sei se eles vão ouvir isso ou não, mas estou sempre grato por vocês.

E meus amigos. Ah, tenho tanto a dizer. Meus Jongsub e Yoosung… Eu vou falar os nomes reais de vocês. Jongsub, Yoosung, Taewoo e Jaewan. Sempre que estou cansado ou passando por alguma dificuldade, a forma que vocês correm até mim e tentam ser meu sistema de apoio, sem dizer uma coisa sequer e apenas com contato visual, nossos gostos em comida e até em hobbies que curtimos se tornaram todos similares agora, então sempre que faço algo, penso em vocês. Espero que rir muito com vocês, que tenhamos momentos divertidos por um longo tempo, até quando nos tornarmos avôs. Sou muito grato e espero que isso nunca mude no futuro. Se meus amigos escutarem isso, eles irão me dizer “O que está fazendo? O que está fazendo, Byun Baekhyun?” [risos].

Minha amável família. Por eu ser muito ocupado, é difícil arranjar tempo para ir até Bucheon e comer com eles, mas ainda no meu coração, considero a família minha primeira prioridade. Ao ponto de que eu pensaria primeiro em minha família se alguém perguntasse para mim qual a coisa mais preciosa em minha vida. Eu os amo muito. E mesmo sendo o mais novo, meu hyung, minha mãe, meu pai e também minha cunhada, minha Seoyul e meu Siwoo, eu amo vocês demais. Uau, isso é muito vergonhoso. O que é isso? Uuuh…

Agora aos membros, que são muito importantes para mim. Agora vou tocar uma balada bem séria. Tenho muito a dizer para nossos membros do EXO. Desde antes do debut até agora, eles não mudam quando nos encontramos. Sempre estamos ocupados quando nos encontramos, mas, mesmo depois de muito tempo, somos próximos como amigos do jardim de infância. Eu posso revelar meus sentimentos para eles e a pessoa que eu sou, o Byun Baekhyun como ele é! Então sinto que posso respirar melhor enquanto vivo minha vida. Quando todos completarem 30, 40 ou 50 anos, eu espero que sempre que nos encontrarmos, contemos uns aos outros histórias chatas, coisas aleatórias e façamos piadas enquanto hohohaha [rindo] como adolescentes, assim como fazemos agora. Espero que não nos tornemos mais adultos um com o outro. Eu amo tanto meus membros.

Agora faltam essas pessoas, as mais importantes. Eu desejo entregar meus pensamentos sinceros àqueles com quem não posso estar, as pessoas que são tipo minha motivação. Para os nossos EXO-Ls, sempre que recebemos prêmios, aqueles prêmios não são só nossos e sim de todos. Se todos não estivessem aqui, não estaríamos aqui também. Sempre falamos isso, não é? Entretanto, por causa do problema da COVID-19, comecei a sentir que vocês são ainda mais preciosos.

Durante as promoções de Candy, os lugares familiares que eu sempre fui, como programas musicais, a não ser os funcionários, dançarinos e gerentes, vocês não estavam lá. Não tinha o som dos gritos dos fãs. Eu tenho a memória de como nos comunicávamos nos programas musicais como se fôssemos amigos, eu perguntava “Você comeu? Você gostou da minha música?”, mas aquilo não estava mais ali, então senti como se aquele lugar estivesse frio.

Isso novamente me fez perceber qual é razão pela qual estou promovendo, a minha meta de promoções/atividades. Se não tiver um EXO-L restante, minha motivação para trabalhar irá desaparecer. No futuro, eu espero deixar que vocês escutem minhas músicas, vamos segurar as mãos uns dos outros, sem eu ou vocês na frente, mas sim andando no mesmo ritmo. Quando a pandemia acabar, vamos brincar juntos, no mesmo lugar, e criar mais memórias. Por último, sinceramente, coloco minhas mãos em meu peito e juro, eu amo vocês.

 

10 anos como artista — Perguntas & Resposta

 

Antes, falei para vocês que já faz 10 anos desde o meu debut. Então, quero aproveitar o tempo para discutir esses anos que se passaram, mesmo que seja só por pouco tempo. Agora é hora de receber e responder perguntas simples, sobre a vida cotidiana casual de Baekhyun como um artista e também como uma pessoa comum, começando das minhas primeiras atividades solo até o presente. Já que sou um veterano com 10 anos de carreira, serão 10 perguntas. E já que é meu terceiro álbum solo, aqui diz que eu devo respondê-las com 3 caracteres — Os 10 Anos De Histórias de Baekhyun Contados Em 3 Caracteres.

Pergunta 1: Olhando para os últimos dez anos, qual a palavra chave que preenche o espaço central?
Baekhyun: Eu tenho que responder isso com 3 caracteres, né? Uau, olhando para os últimos 10 anos, a palavra chave que preenche o espaço central? Essa palavra seria EXO-L. Por quê? Eu sinto que criamos uma quantidade incrível de memórias junto dos nossos EXO-Ls. Pelos últimos 10 anos… Apesar de planejar continuar a fazer memórias juntos, as vezes em que chorei, ri e brinquei alegremente com nossos EXO-Ls nos últimos dez anos, olhando de volta para isso agora, eu fico feliz e é como se fosse uma esfera amarela para mim (refência a Divertida Mente). Pelo resto da minha vida, mesmo quando me tornar um vovô, sinto como se eu pudesse genuinamente sorrir e poderia dizer, com segurança, que fui feliz quando olho de volta para esses tempos.

Pergunta 2: Conhecimento sobre gravação como um artista com 10 anos de carreira?
Baekhyun respondeu aulas de canto, ensaio e o que ele faz antes e depois de gravar.

Pergunta 3: O que mudou mais para você desde o debut?
Baekhyun: Experiência (ele fala sobre o ano de debut e como ele costumava ficar nervoso, mas não fica mais).

Pergunta 4: No seu comeback muito esperado após o 2° miniálbum, que tipo de mudanças se estabeleceram em  sua música?
Baekhyun: Hmmm… Variedade? No último álbum, eu também tentei mostrar um lado colorido e variado, mas nesse álbum, eu escolhi músicas que podiam focar no meus vocais de uma forma diferente do último. Vocês entenderiam se eu formulasse isso como minhas habilidades vocais? Aqueles que ouviram o último álbum provavelmente puderam sentir também, mas usei muitos tipos de tons diferentes. Minhas habilidades são importantes, mas eu queria mostrar um pouco mais de variedade, então acho que sempre tento mudar algo em cada álbum. Mas, nesse álbum, tentei demonstrar minha vibe sólida e mais, tipo, estrondosa?

Pergunta 5: Que tipo de vídeo ou foto você recomendaria para novos EXO-Ls?
Baekhyun: EXO’s Ladder. Tem um show de variedade chamado EXO’s Ladder. Uau, é muito divertido! É um conteúdo que me faz sentir “ahh sou uma pessoa muito engraçada”, por eu parecer bem engraçado no reality. Até quando assisto acho engraçado, deve ser bem divertido para vocês também, nossos novos EXO-Ls. Embora nossas apresentações sejam boas, vocês precisam olhar os detalhes dos membros mais de perto, então sugiro o EXO’s Ladder!

Pergunta 6: Se fosse para dar um apelido para o 3° miniálbum, qual seria?
Baekhyun: Hmm… Homem com paixão. Tem muita contribuição minha nesse álbum, e sou muito grato a minha empresa por permitir isso. Eu até ia na sala de edição, falava com o diretor e fazíamos edições juntos. Além disso, em questão de aspecto musical, eu dava sugestões como “Espero que possamos fazer correções para esta parte mais uma vez”. E em questão de conceito, eu disse a eles que queria ficar encharcado pela chuva e para a sensualidade dos 30 anos, eu queria mostrar um tipo diferente de sensualidade como uma celebração por fazer 30 anos. Eu acho que esse álbum, Bambi, nasceu do desenvolvimento dessas ideias. Minha paixão foi literalmente suficiente e chegaria ao céu.

Pergunta 7: De todos os álbuns que você lançou, neste momento, qual é a música mais preciosa? Uma música que você valoriza muito.
Baekhyun: Candy! Com Candy, eu consegui bater o recorde de ultrapassar 1 milhão de vendas e olhando para meus stages e lives, vocês me deram muitos elogios tipo “Uau, como você é tão bom assim?”. Além disso, pessoas que não me conheciam também elogiaram dizendo que as músicas eram boas e que eu cantava bem. Como um solista, o orgulho de Baekhyun, tipo meu orgulho, então em vez de “Baekhyun-ah, você está indo bem”, me fez perceber que as pessoas viram que eu trabalhei duro e que as pessoas me reconheceram. Candy foi esse tipo de música.

Pergunta 8: Se pudesse voltar ao passado por apenas um dia, quando e para que era de álbum você iria querer voltar?
Baekhyun: Uau, isso é muito difícil. Para mim, quero voltar para a era Growl. Durante a era Growl eu não tinha muito tempo livre, mas me pergunto o que aconteceria se eu tivesse utilizado aquele tempo para construir minha base vocal desde o começo e essa é uma parte da razão por escolher Growl. Além disso, recebemos muitos Daesangs com Growl, sabe? Aqueles momentos em que recebíamos Daesangs, eu quero desfrutar deles muito mais olhando nos rostos de nossos EXO-Ls presentes, com mais clareza, confiança e orgulho. Eu sinto, parece que a sensação de ser um rookie era tão forte naquela época que fiquei tão tenso que não consegui me divertir completamente no momento. Se pudesse voltar para aquele tempo, eu gostaria de chamar por nossos EXO-Ls o quanto eu pudesse e falar para vocês que sou muito grato e que os amo, pelo menos mais uma vez.

Pergunta 9: Assistindo o EXO por 10 anos, o que te faz pensar “é por isso que somos um time”?
Baekhyun: Jogo da máfia e como eles não conseguem jogá-lo porque são honestos demais. Quando a máfia levanta a cabeça, já sabemos, então não jogamos o jogo da máfia entre nós. Como já fizemos isso por muito tempo, posso ver se eles estão mentindo ou não, porque nossos membros do EXO são muito transparentes, podemos dizer quem é a máfia quando jogamos [risos].

Pergunta 10: Desde seu primeiro álbum solo até agora, quando você lançou seu terceiro miniálbum, se pudesse dar um prêmio para você mesmo por trabalhar diligentemente até agora, que tipo de prêmio ele seria?
Baekhyun: Eu acho que seria um Prêmio Pelo Esforço. Quando eu estava preparando meu álbum solo, eu realmente fui e assisti muitas aulas. Além das vezes que viajei para outros países antes da COVID-19… Tirando nas vezes em que estava fora do país, eu ia para meu treinador vocal e acabou que fui cem vezes em um ano. De 365 dias. Isso significa que a maioria das vezes em que eu estava na Coreia, eu estava quase sempre lá? Olhando de volta para mim mesmo, eu sinto tipo “Uau, eu realmente me esforcei muito” e quanto mais eu gravava as músicas, mais eu sentia que meu canto havia melhorado e agora eu posso escolher entre uma infinidade de tons e usá-los como quiser. Então eu diria, o Prêmio Pelo Esforço. Olhando para mim mesmo em todos esses aspectos, eu sinto que me tornei mais descontraído e sinto que sou alguém que se esforça muito. [Risos] Elogios demais para mim mesmo?

 

Uau, isso conclui o segundo episódio de Baekhyun do Melon Station SMing. Cumprimentando você com meu 3° álbum solo no 10° ano desde meu debut e falando com nossos EXO-Ls e fãs, sinto que fui capaz de olhar para meus anos passados e gostei do fato de poder ter falado sobre minhas histórias pessoais e os momentos que passei com os EXO-Ls. Também compartilhei meus sentimentos sobre as pessoas que me rodeiam a quem sou muito grato. O segundo episódio foi caloroso em geral e também um momento para olhar de volta para mim mesmo. Tenho estado muito ocupado e cheio de compromissos, é muito difícil, mas acho que foi um momento que fui capaz de me tornar mais grato pelos meus EXO-Ls e aqueles que me rodeiam. Existiram tempos que foram física e mentalmente duros, mas por pessoas ao meu redor e também EXO-Ls terem cuidado de mim até esse ponto, sinto que tudo valeu a pena. Eu realmente queria pedir, por favor, cuidem muito de mim no futuro também. Então, pensei que com esse álbum, eu queria mostrar um lado cada vez melhor, evoluído e diferente de mim e uma versão diferente de Baekhyun em seus 30 anos e realizei este desejo.

Quando disse que estou em meus 30 anos, alguns disseram “Uau, você envelheceu” ou “30 é só o começo”, mas para mim, de algumas formas, estou ansioso para isso! Porque Baekhyun, em seus 30 anos, será bem diferente. Baekhyun em seus 20 anos e Baekhyun em seus 30 anos… Eu sinto como se pudesse existir uma grande mudança ou de algumas formas, eu posso passar sem muita mudança. Eu quero passar por momentos preciosos com vocês enquanto descubro. Espero que vocês possam passar sua adolescência, seus 20 anos e também seus 30 anos comigo. Eu irei me comunicar com vocês com frequência em outro lugar, então vamos planejar nosso próximo encontro que será em breve. Então, em conclusão, eu irei me despedir tocando Cry For Love. Vocês estarão comigo para os meus 30 anos que estou começando com vocês? Tchau!

 

Nota: Este foi o segundo episódio do Baekhyun na MelOn Station, postaremos o primeiro assim que todas as traduções estiverem concluídas.

Fonte: bhyunsource; cbx 6104
Tradução por Baekhyun Brazil