Há vários critérios para ser bom em cantar. Vocalistas que conseguem alcançar quatro notas altas confortavelmente, como mágica, ou que conseguem usar livremente vários tipos de vocalização, como voz de cabeça, de peito e cheia são elogiados em todos os lugares por serem bons em cantar. Ultimamente, a “cor de voz perfeita”, que ofusca todas essas habilidades, tem chamado atenção. E então temos o Baekhyun, que está na interseção estabelecida por todos esses talentos. A voz do Baekhyun, que debutou como vocalista principal do EXO em 2012, é a própria variedade de encantos do K-Pop.

 

EXO, Monster (2016)

Tem muitos casos no qual vocalistas principais normalmente cantam as partes mais altas que são difíceis para sub/líder vocalistas digerir, mas o Baekhyun também fica encarregado das intros com frequência. Especialmente em Monster (EXO, 2016), onde “Ele teve que criar uma atmosfera apenas empurrando e puxando sem uma melodia especial, é a música que apresenta o maior nível de dificuldade entre os papéis que desempenhou até agora.”

 

Baekhyun, Take You Home (2017)

Normalmente vocalistas principais lidam com músicas que são cheias de poder sem razão nenhuma, eles possuem a capacidade de digerir os conceitos desejados, mas eles podem esquecer o tom e a textura da voz original que eles costumavam ter. Baekhyun é um vocalista que tem preparado consistentemente um papel de respiração com um pop suave. Take You Home (junto a Dream) é um bom exemplo para explicar o atual solista Baekhyun, que tem crescido como um vocalista de R&B.

 

Baekhyun, Candy (2020)

Em 2019, a direção do seu primeiro álbum solo, City Lights, desde o seu debut já estava bem definida.

Baekhyun, que de alguma forma deixou a primeira impressão de que parecia pressionado pela forte formação (de produtores e compositores), voltou após 10 meses com seu segundo mini álbum, Delight, que clareou todas as dúvidas que o seu primeiro álbum deixou. “A faixa-título Candy foi uma música que deu forma ao caráter e voz de Baekhyun, expressando a doçura, que é suave, mas nunca leve, de uma forma moderna.”

 

SuperM, I Can’t Stand The Rain (2019)

Como esperado da voz do Baekhyun, que também está no cargo de vocalista principal no grupo, ela desenha um quadro bastante interessante dentro desta nova estrutura.

Eles possuem a ambição de dominar o mercado global e Baekhyun faz o seu melhor em demonstrar o espírito da Coreia do Sul, ao alternar entre a voz de peito e cabeça. A única coisa que guia os ouvintes com segurança para o K-Pop e para a zona SMP é o vocal do Baekhyun, cheio de essência da música pop e sensibilidade.

 

Baekhyun, All I Got (2021)

Através dessa música, pela primeira vez Baekhyun mostra uma imagem cheia de confiança que não esconde nenhuma energia e charme da voz. Não é apenas devido ao alto poder destrutivo do falsete no início. A voz de Baekhyun é como um spray jogando tinta, rolando, brincando aqui e ali num papel de desenho em branco, que parece ser finalizado calmamente e sem nenhum problema. Especialmente, no adlib solo dele, que é depois da parte da ponte composta apenas do refrão, por volta dos 3 minutos; parece uma vingança do vocalista Baekhyun, que queria brincar corretamente com sua própria voz. Essa também é a razão do porque há um aumento nas expectativas em que nos perguntamos se seremos capazes de ver mais coisas indo além da cerca segura do R&B pop em seu próximo álbum.

 

Comentários:

— Eu entrei aqui pensando em UN Village.
— Especialmente UN Village do Baekhyun…. Tudo, como a voz de peito, a voz de cabeça e o alcance vocal é de alta qualidade… As pessoas devem saber que parece fácil, mas não é nada fácil. E por causa do seu alcance vocal enorme ou falta de ar, eu imagino como ele consegue cantar de forma tão fácil. Entee os idols, eu acho que o motivo das suas colaborações e OSTs serem bem sucedidas é pelos seus esforços e capacidade de facilmente alternar entre a voz de peito e de cabeça, e a cor limpa e emocional da sua voz que é prazerosa de ouvir. Eu vi que ele se alistou, e é uma pena que eu não possa ouvir músicas novas do Baekhyun por enquanto. Espero que ele vá e volte em segurança.


Fonte: Daum, knetsonbaekhyun.