Entrevista do Baekhyun para a edição de março da W Korea.

Notícia publicada por admin em Destaque

Dias com Baekhyun

Retornando depois de dois anos, Baekhyun usou a palavra “conforto” frequentemente.

O único desejo de Baekhyun é cantar músicas sinceras e atemporais para nós. Baekhyun falou sobre os dias que passou conosco e os dias que temos pela frente.

 

Quantos dias faz desde que você foi dispensado do exército?
3 dias, para ser exato!

Você finalmente está de volta para colocar sapatos de flores para os fãs! [Ditado coreano que significa voltar para uma pessoa importante e a fazer feliz]
Sim! Para ser honesto, antes do meu alistamento, eu contei para os meus fãs que muita coisa poderia mudar em 1 ano e 9 meses, como alguém consegue esperar para sempre? Eu disse a eles, todos podem focar nas suas vidas e voltar quando se sentirem bem olhando para mim de novo. Caso contrário, eu vou seduzir todos vocês de novo [sorri].

Na transmissão ao vivo pós-dispensa que você fez recentemente, você parecia bem novo, e os fãs relembraram da época de seu segundo miniálbum solo, Delight, lançado três anos atrás.
Sendo sincero, eu estava muito preocupado. Mas ver as reações calorosas dos fãs me acalmou, então ainda bem, e eu também agradeço aos meus pais [risos].

Você mencionou até o campo de treinamento na transmissão ao vivo.
A maioria das pessoas no campo de treinamento, exceto por alguns, nasceram em 1999 ou 2000, então todos me seguiam como se eu fosse o irmão mais velho. Ainda mantenho contato com algumas pessoas que conheci lá, e recentemente um deles entrou em contato e disse “Hyung, me inscrevi numa academia e estou malhando agora.” Era um amigo magricelo e eu disse várias vezes para ele malhar.

Você era sempre o mood-maker/animador durante seu tempo com o EXO e o SuperM, acho que esse aspecto deve ter permanecido durante o campo de treinamento.
Quando os treinamentos começaram, não havia exceções. Sempre que os garotos desistiam porque o treinamento ficava muito difícil, eu dizia “Você não pode perder para isso”, “Continuar desistindo não é bom porque você cria o hábito de perder” e “quando você começar a sua carreira, vai ser mais difícil que isso”. Sou o tipo de pessoa que não aguenta ver um amigo desistindo ou ficando para trás. Eu os recomponho.

12.jpg

Parece que os últimos 2 anos foram um momento ótimo para você reestruturar quem é, não como “Baekhyun do EXO”, mas sim como “Byun Baekhyun Humano”.
É verdade. Primeiramente, no meu período de alistamento, meu MBTI mudou de ISFP para ESTJ. Entre meus amigos e família, eu fui conhecido por muito tempo como alguém que gosta de ficar em casa, mas na verdade eu sou uma pessoa extrovertida e que gosta de ser ativa. Olhando para minha infância, eu mal passava tempo em casa. Minha mãe sempre dizia ”Tirando a hora que ele está tomando café da manhã, eu nem vejo meu filho!” Durante meu período de alistamento, pareceu que esse exato lado meu voltou!

Foi também um momento para você aprender sobre você mesmo e sobre o que significa ter um fã?Com certeza. Eu ainda sinto que tenho um longo caminho pela frente para conhecer os meus fãs, e acho que tem uma coisa que aprendi dessa vez: nós somos muito mais importantes uns para os outros do que eu já havia pensado. No primeiro ano do meu serviço militar, eu tive muitos flashbacks e assistia muitos vídeos em que eu estava no palco em concerto passados, me divertindo com meus fãs. Nos shows, eu me diverti muito com eles. Houve momentos em que vi minha expressão facial no palco e pensei que realmente me esforcei para puxar tudo. Além disso, às vezes eu me sentia muito vazio e sentia esse vazio impossível de preencher. A certa altura, pensei: “Eles ainda estarão lá?” enquanto ouvia os aplausos dos fãs nesses vídeos. Eles são como um professor muito bom que me daria nota e me encorajaria. Acho que a razão pela qual eu continuo correndo, fazendo aulas e melhorando a mim mesmo é porque eu quero ser elogiado pelos meus fãs, e eu sinto que se não os tivesse, eu não estaria vivendo tão intensamente quanto agora.

Baekhyun tem uma categoria especial chamada “Amor de fã” na sua NamuWiki, às vezes eu vejo suas palavras para os fãs e penso “eu acho que nem namorados da vida real conseguem falar palavras tão doces assim…”.
Hahaha, eu sou influenciado pela minha mãe! A rainha do aegyo, o jeito de ela de falar é cheio de amor. Como o caçula da minha casa, eu também cresci recebendo muito amor! Algumas vezes os fãs dizem “como ele consegue dizer palavras tão bonitas?” e eu fico “Mas isso (palavras doces e bonitas) são apenas formas de falar diariamente…”

Não acho que os fãs tiveram a chance de sentir o tal “hiatus militar”. Antes de se alistar, você filmou 21 conteúdos adiantados para o YouTube e os lançou em sequência durante seu hiatus.
Eu sei o quão difícil é esperar sem expectativas. Mesmo quando estava em turnê com o EXO, se passaram anos sem álbum novo, que não pudemos lançar. Nós pensamos por um longo tempo em como preencher o vazio. Em particular, ninguém mais estava pensando em fazer algo especial para preencher o “hiatus militar”. Em um primeiro momento eu pensei em um jogo em vez dos vídeos. Era tipo um Tamagochi, no qual os fãs aumentavam o nível do Baekhyun durante os 641 dias que eu estaria ausente em serviço militar. Eles precisariam me alimentar, dar água [risos].

19.jpg

Por trás desses vídeos, existia a intenção de “Assista e sinta muito a minha falta”, mas também algo “Assista e não se esqueça de mim”.
É verdade, é quase exatamente isso. Honestamente, o período de filmagem desses vídeos foi quando eu estava super ocupado. Minha agenda estava um redemoinho. Meu terceiro miniálbum solo estava prestes a ser lançado e se sobrepôs com as atividades do SuperM, mas quando eu completei todas as filmagens, um sentimento de orgulho indescritível tomou conta de mim.

Bambi, lançado em 2021, é um álbum que possui a lástima de não ter nenhum stage oficial por causa do serviço militar, apesar de ter vendido o suficiente para alcançar o título de “double million seller” e ter sido lançado no ano em que você completou 30 anos, mostrando suas melhores habilidades como vocalista.
Bambi foi um álbum que foi completamente adaptado às minhas necessidades e visões. Foi um álbum no qual eu tentei tudo que sempre quis fazer sem nenhum palpite dos outros, porque pensei que ficaria aliviado em fazer isso, já que foi lançado logo antes do meu serviço militar. Eu coloquei tudo o que pude como vocalista. Comecei a retrabalhar o meu tom vocal durante o meu primeiro mini álbum solo, City Lights, em 2019 e queria ver o quanto cresci desde então. Senti que podia soar melhor do que 2 anos atrás, e fui ganancioso. Queria testar escalas que não escolheria normalmente porque ficava nervoso. Queria falhar e superar minhas dificuldades, então escolhi músicas difíceis de propósito.

Em particular, creio que a faixa-título Bambi foi uma música padrão para exames de admissão de setores de prática musical naquele ano. Você tinha que alternar entre voz original, falsetto e voz de cabeça livremente, e tinham muitas notas ornamentais, então era uma ótima forma de exibir as suas habilidades vocais.
Bem, eu realmente não recomendo… [risos]. É uma música de alto risco e as batidas e ritmo são difíceis. É uma música bem desafiadora para se cantar bem.

Com o lançamento de Bambi, o gênero e marca que apenas Baekhyun consegue executar deixaram uma impressão mais clara. Agora quando pensamos em “Baekhyun”, nós pensamos em uma música R&B de batida groovy como UN Village de City Lights e Candy de Delight.
R&B é um gênero que eu gosto há muito tempo, eu acho que eu vou continuar fazendo isso! De toda forma, eu sou uma pessoa que tem ambições fortes para desafiar algo novo. Sem ser meticuloso, eu quero tentar algo aqui e ali. Eu tenho a ambição de ser versátil. Esses dias, eu estive muito interessado em raps melódicos!

Quais são alguns dos artistas nos quais você procura inspiração ultimamente?
Tenho me aproximado muito do Colde recentemente, eu gosto do seu estilo de canto, a forma que ele cria melodias é fabulosa, o jeito que ele carrega uma melodia de forma rítmica como se ele estivesse fazendo rap. Tenho requisitado muitas músicas dele, e ainda não sei como elas vão ser, mas estou na expectativa de trabalhar com ele novamente.

17.jpg

Como músico, não há experiência mais valiosa do que obter uma “resposta” para sua música. Todos os três álbuns solo lançados até agora registraram vendas respeitáveis. Você esperava tamanho sucesso?
Eu não esperava. Eu tinha uma noção de como poderiam ser as vendas, mas os reais números excederam muito as expectativas, e eu acho que isso é totalmente devido aos esforços de muitos cantores de K-Pop que vieram antes de mim, especialmente porque as vendas do meu segundo miniálbum, Delight, foram acompanhadas de um marcador que dizia ser um recorde após 20 anos na história da música pop coreana.

Com o Delight, você se tornou o primeiro artista a se tornar million seller, e o segundo depois de Seo Taiji, tanto em grupo quanto como solista.
Sim. Mas eu acho que isso se dá pela dedicação de muitos cantores na Coreia. Já que o K-Pop se tornou conhecido mundialmente, tinha um ciclo virtuoso de pessoas dando atenção à cultura coreana. Meus seniores jogaram as sementes e plantaram nos campos, e eu apenas ajudei com uma enxada.

Não sinto nenhuma culpa quando ouço sua música. Talvez seja um completo anacronismo, mas ainda existe um certo preconceito em relação à música idol. Da mesma forma, algumas músicas de ídolos são chamadas de “obras-primas ocultas”. Mas quando ouço a música solo de Baekhyun, sinto que estou apenas ouvindo uma música realmente boa.
Obrigado. Eu de fato prestei muita atenção nisso. Escolhi muitos gêneros que não viriam da SM, porque a SM basicamente prefere uma música intensa e forte, e eu quis focar em músicas que são fáceis de escutar, então foi em partes o meu gosto e em partes uma escolha estratégica para diferenciar minha carreira solo da minha carreira com o EXO. Vejo que muitas faixas dos meus álbuns solos ainda estão recebendo muito amor, acho que foi uma boa decisão.

É comum detectar excessos em álbuns solo de integrantes de grupos de idols, mas nos álbuns de Baekhyun, é bem único o fato de ter uma vibe “fácil”, que acalma, como você acabou de dizer.
Essa foi minha grande ambição. Eu pensei “vou fazer músicas mais e mais fáceis” e a música não deveria mudar no meio e a melodia deve fluir de forma esperada/previsível. Queria simplificar os pontos e focar muito nas letras, e é por isso que algumas pessoas na empresa não gostaram, mas eu fui ganancioso: “Vou continuar fazendo músicas que são fáceis de escutar” mesmo que não pareçam sofisticadas ou além da curva quando as pessoas as escutam, meu lema era fazer algo que parecesse agradável aos ouvidos das pessoas, como música que ainda não foi tocada.

3.jpg

O que você acabou de dizer parece relacionado à questão: O que é boa música para mim como músico?
Sim, provavelmente. Posso fazer música que é fácil de ouvir para mim, mas não escuto tanta música porque meus ouvidos se cansam. Eu trabalho com isso, então eu preciso conhecer muitas músicas, mas sou o tipo de pessoa que quando fica presa a uma música, eu só  escuto aquela. E quando penso nessas músicas que ficam na cabeça, elas possuem algo em comum. Mas não tanto, uma ou duas coisas.

Você tem alguma música em mente?
Sou muito fã de músicas pop old school, e Why Goodbye de Peabo Bryson é definitivamente uma de minhas preferidas. Se você a escutar, tem uma parte na ponte, uma no refrão, e uma no verso que é só tipo, é muito relaxante, mas ao mesmo tempo é tão cheia de vocais.

Que tipo de tom vocal Baekhyun almeja ter?
Se eu pudesse ter uma voz atemporal e que nunca sai de moda, eu não teria nenhum outro desejo.

Essa também é a coisa mais difícil.
Sim, eu pensei sobre isso em certo ponto, “O episódio de Baekhyun de Hidden Singer vai sair?”¹. Eu não acho que vá ter, porque eu não tenho uma voz tão distinta, mas é definitivamente uma voz que pode te dar certo conforto. Acho que um bom tom é algo que muda com o tempo e com o gosto, é algo que não é fixo, é algo que se move constantemente, então quero que minha voz seja plana e estável, e eu quero que seja reconfortante o suficiente para que quando ouvi-la, ela possa te relaxar. É tudo que peço a mim mesmo.

¹Cantor que pode mudar bastante a voz.

Este ano é o seu 11º ano desde o debut, mas você continua fazendo aulas de vocal consistentemente?
Sim, eu sou uma pessoa que tem grandes desejos de mudar (melhorar). Quando o EXO recebeu muita atenção com Growl em 2013, eu pensei nisso também. “Por que tem tantas pessoas dando tanto amor para nós? Eu realmente sou tão digno? Provavelmente não. Se toda a atenção desaparecer, vocês vão ver o real eu”. Eu acho que eu comecei a me esforçar mais a partir daí. Eu sou do tipo de que sou mais severo me julgando em comparação com o julgamento dos outros. Isso não é uma questão de autoestima baixa ou alta. Eu conheço minhas deficiências melhor do que ninguém, então eu vou continuar trabalhando nas áreas que me faltam.

5.jpg

Não acho que você tenha baixa autoestima de jeito nenhum, acho que você é apenas alguém que constantemente se autocensura.
Sim, é, pois é. Eu talvez seja um perfeccionista. Eu odeio negócios inacabados, e sou o tipo de pessoa que sequer começa algo se não penso que vou fazer tudo certo. Sou o tipo de pessoa que fica incrivelmente decepcionado comigo mesmo se não faço algo perfeitamente.

Sou um perfeccionista que almeja pelo “fácil”… Essa é difícil [risos].
[Risos] Como um músico, quero ser uma pessoa confortável que pode se misturar com o público sem nenhum problema, não quero ser um músico que é tão maneiro que você quer se inspirar e seguir. Eu quero ser alguém com quem as pessoas possam conversar facilmente quando me encontrarem na rua enquanto ouvem minha música.

A única coisa que me aflige com a música solo do Baekhyun é o fato de não podermos ouvir mais histórias autobiográficas em suas músicas. Sendo você o Baekhyun de trinta e dois anos, que tipo de história você gostaria de contar através de suas músicas?
Gostaria de entregar músicas que sejam encorajadoras para as pessoas. Uma mensagem para não desistir facilmente e superar dificuldades e adversidades um pouco mais. Acho que a perda da cultura Jeong (afeto por sua família e/ou vizinhança na Coreia) também tem um papel no fato das pessoas ficarem cansadas facilmente. Antigamente, quando um novo vizinho chegava, ele nos fazia bolinhos de arroz, e se tivesse muita comida, nós compartilhávamos com ele. Agora vivemos num mundo desconectado onde não existe jeong. Acho que as pessoas estão se tornando cada vez mais autocentradas. Então quero colocar uma mensagem esperançosa em minhas músicas, que quero que todos se juntem novamente.

Faz dois anos desde a última vez em que o Baekhyun e a W Korea se encontraram para a capa da edição de março de 2021, certo? Ao longo da sessão de fotos de hoje, a palavra “sexy” veio à tona entre os staffs. Parece que a “sensualidade suave” que Baekhyun vem demonstrando em suas atividades solo foi refletida na sessão de fotos de hoje.
Sexy… [risos] Mas eu não acho que o tipo de sensualidade que eu tenho seja o tipo de sensualidade que vem com emoções intensas. Quer dizer, é mais tipo assim. Sabe quando você está apenas saindo com seus amigos um dia e se sente sexy de forma inesperada, tipo, “Oh, o que foi isso?”. Acho que tenho isso. O tipo de sensualidade que deixa as pessoas curiosas sobre mim [risos].

O ensaio fotográfico de hoje é com a coleção de relógios e ícones Tank Française da Cartier, peças que tem sido chamadas de “aspirantes” por muitos artistas pela sua estética atemporal e clássica. Quais são alguns de seus artistas favoritos, independente da era ou nacionalidade?
Michael Jackson. Ele era o único artista que poderia ficar parado no palco por vários minutos e depois fazer uma pose e os gritos não parariam, porque suas músicas ressoavam com tantas pessoas por tanto tempo e trouxe tanto prazer e felicidade para tantas pessoas que apenas vê-lo parado no palco trazia lágrimas de emoção para seus olhos. Não acho que exista nenhum artista que pode superar Michael Jackson.

Independente disso, qual a arma do Baekhyun que você sente que “nem Michael Jackson pode superar isso”?
Hm… Não acho que ele consiga superar minha forma afetuosa/gentil de falar [risos].

Recentemente, o fanmeeting de aniversário de 11 anos do EXO foi anunciado. Como o EXO seria se fosse descrito como uma família?
Uma criança que cresceu com um pai rigoroso, mas com uma mãe gentil? O palco é o pai. Trabalhamos duro no palco até parecer que nossos corpos iriam quebrar literalmente. Mas quando saímos do palco, agimos como crianças. Não há amigos rudes [no EXO]. Todos são gentis e inocentes. Quando nos reunimos agora, não é nada diferente de quando debutamos há 11 anos atrás como trainees.

Quais são as três coisas as quais Baekhyun está focado/obcecado atualmente?
Eu recentemente estou viciado em golfe. No campo de golfe, meus braços ficaram tão bronzeados, escuros o suficiente para deixar uma marca de relógio em meu pulso. Quando saio para jogar a céu aberto, me sinto tão relaxado. A segunda coisa é a minha direção vocal. Eu iria dizer malhar como terceira coisa, mas vou mudar. Meu amigo Jongkook, que eu me aproximei por causa do exercício físico, disse “é hora e você focar nas suas nádegas”, mas é muito difícil malhar a bunda! [risadas]. A terceira coisa [que estou focado] é o comeback do EXO. Vamos entregar para vocês um álbum de ótima qualidade o mais breve possível, neste ano.

 

Confira todas as fotos do ensaio para a revista em nossa galeria.