Por que Baekhyun do EXO e Jennie do BLACKPINK estão montando suas próprias gravadoras?
Estrelas do K-Pop traçam novos caminhos com gravadoras independentes enquanto equilibram compromissos em grupo.
Ultimamente, um número crescente de estrelas de K-Pop estão estabelecendo suas próprias gravadoras para tomar conta de seus projetos solo enquanto mantém parcerias com suas empresas de gerenciamento anteriores para continuar suas atividades em grupo.
Em contraste com seus predecessores, que ou escolhiam estender seus contratos de solo e grupo com as mesmas agências ou simplesmente saiam delas, muitos cantores hoje em dia estão divergindo da rota tradicional para que possam matar dois coelhos numa cajadada só.
Liderando essa nova tendência estão Baekhyun do boygroup de K-Pop EXO e Jennie do girlgroup BLACKPINK.
Semana passada, Baekhyun estava em todas as manchetes por montar sua própria gravadora, a INB100. Nesta nova empresa, Baekhyun e outros dois membros de seu grupo EXO — Chen e Xiumin — irão seguir suas carreiras solo enquanto encaram um novo desafio na área da produção musical. A INB100 também irá representar o EXO-CBX, uma sub-unit do EXO composta por esses três membros.
Apesar dessa nova jornada, os três membros não cortaram laços com a agência do EXO, a SM Entertainment. Apesar do conflito legal com a SM relacionado aos seus contratos exclusivos em 2023, eles decidiram manter suas relações contratuais com a grande potência do K-Pop e continuar a performar como parte do EXO.
Outro membro do EXO, D.O., também fundou uma nova empresa chamada Company SooSoo. Apesar de ser o único membro do EXO que encerrou seu contrato com a SM, ele ainda planeja continuar sua jornada musical com o EXO daqui para frente, lançando novas músicas e participando em um evento para fãs agendado para abril.
Em dezembro, Jennie do girlgroup BLACKPINK anunciou o lançamento de sua própria gravadora, a Odd Atelier (OA). Sabe-se que ela estabeleceu a empresa com sua mãe em novembro, pouco tempo antes das quatro membros do BLACKPINK — Jennie, Rose, Lisa e Jisoo — renovarem seus contratos para atividades em grupo com a YG Entertainment.
“Eu montei cautelosamente a minha própria empresa para moldar as minhas atividades solo de uma maneira mais livre e confortável”, Jennie disse no programa musical da KBS, The Seasons — Lee Hyori’s Red Carpet, no dia 2 de janeiro. “Com o seu nome, quis transmitir ao público que eu irei fazer um bom trabalho mesmo que o caminho que eu sigo pareça estranho (odd) e diferente”.
Dois membros do Super Junior — Donghae e Eunhyuk — também se tornaram co-CEOs de suas próprias empresas de gerenciamento, ODE Entertainment, no ano passado.
Esses movimentos estratégicos refletem um desejo cada vez maior entre estrelas do K-Pop de exercer mais controle sobre suas carreiras.
De acordo com o crítico musical Han Dongyoon, tal abordagem garante a eles mais liberdade criativa. “Quando eles estão em seus grupos, cantores de K-Pop frequentemente precisam cantar as músicas que combinam com a imagem ou conceito do time enquanto comprometem suas próprias necessidades e desejos”, disse ao The Korea Times. “Mas quando eles têm suas próprias empresas, eles ganham uma margem maior em termos de música. Eles podem não só revelar seus lados inexplorados como cantores e produtores, mas também ampliar seus limites artísticos como atores. Eles podem até tentar liderar diferentes tipos de negócios (para um maior lucro)”.
Contudo, o crítico pontuou que eles devem tomar um cuidado redobrado ao operarem suas empresas, já que lhes falta experiência no ramo.
“Performar como um cantor e comandar uma empresa são como noite e dia”, ele disse. “A maioria dos cantores se juntam a especialistas na área de Artistas e Repertório (A&R) ou gerência, mas eles devem lembrar que serão eles mesmos a tomar as rédeas.” Ele adicionou: “É vital que eles se preparem totalmente em termos de conceitos e direções para que possam evitar que fiquem atolados em disputas de gerenciamento ou que se tornem descaracterizados/sem personalidade.”
Han citou Jay Park, fundador da AOMG, como uma figura exemplar que navegou tal caminho com sucesso. “Com a instauração da AOMG, ele mostrou ao público seu estilo musical e até impulsionou outros artistas como Loco e Gray ao sucesso.”
Fonte: The Korea Times