Nome: Byun Baekhyun (em coreano: 변백현), Bian Boxian (em chinês: 边伯贤)
Nascimento: 6 de maio de 1992
Signo solar: Touro
Cidade natal: Bucheon, Coreia do Sul
Escolaridade: Bacharel em Administração de Arte e Cultura, Mestre em Cinema e Música
Habilidades: Faixa preta em hapkido e toca piano
Poder no EXO: Luz
Carreira: Cantor principal no EXO, EXO-CBX e SuperM (líder), possui carreira solo e é diretor criativo da marca Privé Alliance, é embaixador da Burberry, LifePharm e modelo da TIRTIR.
Altura: 1,74cm
Tipo sanguíneo: O
Apelidos: Kyoong, BaeKyoong, Bacon. Rap Byun, Byun-Pelvis.
Família: Pai, mãe, irmão mais velho (Baekbeom), cunhada, sobrinho Sewoo e sobrinha Seoyul.


FATOS SOBRE BAEKHYUN 

— Baekhyun ensaiou para a cena de esgrima de Obsession apenas por 10 minutos.
A cor favorita de Baekhyun é vermelho.
Sua comida favorita é pizza.
— Seu filme favorito é John Wick.
— O livro que Baekhyun já recomendou se chama “A Árvore Generosa”.
— Baekhyun já sofreu por paralisia do sono.
— Seu apelido era Tinky-Winky (Teletubbies) porque sua barriga era gordinha, também dumbo pelas orelhas.
— Baekhyun disse que nunca aplicou botox.
— Baekhyun mora sozinho e limpa sozinho sua casa. Sua tarefa doméstica favorita é lavar o banheiro, já a tarefa que mais detesta é lavar a louça.
— Embora ame comer, Baekhyun não testa muito suas habilidades na cozinha, ele pede comida pronta e usa bastante o air-fryer. Uma vez que disse que era o deus do air-fryer.
— Baekhyun faz aulas de canto diariamente, por vezes suas aulas terminam de madrugada.
— Baekhyun se interessou por pilates em 2020. Ele disse que tinha dificuldades em se alongar e percebeu que seus joelhos eram tortos (uma perna maior que a outra).
— Baekhyun revelou em 2021 que estava praticando golfe.
— Embora nunca tenha comentado especificamente, percebe-se que Baekhyun tem boa afinidade com animais.

 

 

Baekhyun falhou na prova de vestibular de sua cidade e viajou até Seul em busca de uma nova chance. Ao acaso, ele foi escolhido em frente à Universidade de Artes de Seul, quando estava se preparando para fazer a prova de admissão, por um agente da SM Entertainment — um olheiro. Devido ao seu pouco tempo de treinamento e rápido debut (7 a 8 meses), Baekhyun não se sentia no mérito de estar no EXO e começou a se sentir inseguro. Uma staff da equipe de treinamento do grupo entregou a Baekhyun um bracelete com o grifo “fearless” (destemido), dando, assim, surgimento ao lema de vida do Baekhyun.

Quando as promoções de Growl começaram, Baekhyun disse que já estava bem melhor com relação a essa insegurança, mas o receio de não ser tão merecedor de estar no grupo persistiu, pois Baekhyun evitou chorar quando EXO ganhou sua primeira vitória em um programa musical e também quando ganhou o primeiro daesang. “Meu período de treinamento foi mais curto do que os outros, então eu tive um tempo difícil para recuperar o atraso. Eu ficava lá tarde da noite até o início da manhã para praticar, e eu chorava muito. Especialmente nas salas 3 e 4.” — Baekhyun, Nylon Korea (2016). No dia 16/07/15, uma fã perguntou onde estava seu bracelete anti medo, ao qual Baekhyun respondeu: “Não há mais nada a ser temido” e explicou que por isso ele já não o usava mais. Alguns fãs afirmam que viram Lay usando o bracelete.

 

 

Nos anos 2015 e 2016, quando questionado sobre um possível lançamento solo, com álbum e promoções, Baekhyun respondia que precisava primeiro trabalhar muito para isso. Em dezembro de 2017, Baekhyun afirmou com certeza que lançaria seu solo, deixando os fãs na expectativa, mas alguns meses depois, já em 2018, quando foi questionado novamente, ele apenas sorria e não falava no assunto. Ao final desse mesmo ano, Baekhyun disse para esperarmos mais 18 meses.

Baekhyun sempre mencionava bastante sobre baladas, mas em 2017 começou a citar sobre sua vontade de dançar em seu solo e nos surpreendeu quando nos entregou o City Lights, repleto de R&B.

UN Village é uma canção de amor romântica de R&B que combina ritmos e sons de cordas com letras sensacionais sobre um momento romântico que um casal compartilha sob o luar da colina da UN Village. Stay Up é uma canção sonhadora de R&B com o rapper Beenzino com letras que chamam a atenção ao mencionar noites especiais com sua amada em narrativas sensuais. Betcha é descrita como um R&B de hip hop com uma música de batidas urbanas com letras que contam uma história sobre uma atitude fofa e confiante de um homem que está confiante de que a outra pessoa está destinada ao amor. Ice Queen é uma música de R&B com uma batida sofisticada e uma melodia cativante com letras sobre conquistar o coração frio da amada com o seu calor. Diamond é uma balada de R&B com impressionantes melodias maiores e menores, com as letras que comparam o amor pelos amantes com um diamante solidamente brilhante. Psycho é um pop eletrônico que expressa o eu interior de um homem perdido entre emoções confusas.

Após o lançamento de City Lights, Baekhyun dedicou-se por volta de um ano para seu segundo miniálbum solo intitulado Delight, que lhe rendeu grandes recordes incluindo a venda de mais de um milhão de cópias físicas.

 

 

Baekhyun ajudou no casamento de seu irmão com o seu primeiro salário e, como a casa onde viveu com os pais era pequena, ele comprou uma casa maior. Baekhyun já falou também que gasta grande parte do seu dinheiro com seus pais e que ele próprio não gasta muito consigo, mas sim em torno de R$ 600, 00 por mês.

Ele já foi visto comprando presente para seu sobrinho e em um fansign falou que sua sobrinha o apelida de príncipe: “Ela é a Soyoul, então Byun Soyoul! Ela fala muito bem e é super adorável, ela me chama de príncipe e eu a chamo de princesa! Já o segundo bebê não consegue falar direito ainda.“, Baekhyun também citou que Sewoo parece muito consigo e que até seus pais dizem isso.

Baekhyun já publicou algumas fotos dos seus sobrinhos, tanto no Instagram quanto no chat privado com fãs, o Bubble. Em 2018, um relato de conhecido próximo mencionou alguns fatos sobre Baekhyun (ele o encontrou no aniversário de  Soyoul), ele disse que percebeu como Baekhyun amava muito sua sobrinha e o quanto ele sorria de forma brilhante

 

EXO

Sehun: Baekhyunie hyung é bastante carinhoso. E ele tem esse lado que cuida meticulosamente dos membros do EXO e da staff. Quase todas as refeições compradas para os membros e staff são dele.
Suho: Baekhyunie é uma pessoa adorável. Ele é fofo até mesmo quando está brincando com os outros, e embora seja meio engraçado um cara falar isso sobre outro cara, ele é realmente muito amável. Seu humor ficará melhor só de você olhar para Baekhyunie. Claro, eu fico irritado quando ele faz brincadeiras muito travessas. Baekhyun também faz muitas brincadeiras desse tipo, mas é engraçado como ele sempre para um instante antes que eu me irrite de verdade. O senso dele é único. Se Baekhyun é quem está fazendo as brincadeiras e pegadinhas, nós o perdoaremos..
Xiumin: Baekhyunie tem muitas qualidades e talentos! Ou devo dizer que ele nasceu para ser uma celebridade? Ele é ótimo em imitações, ele é um ótimo cantor, e também é bem charmoso com seus gestos durante as performances. Baekhyunie faz jus ao seu título de “mood maker”, já que sempre faz os membros rirem todo dia. Eu penso que talvez daqui a alguns anos Baekhyunie possa se tornar aquele tipo de estrela que aparece na maioria dos programas de variedade da TV.”
D.O.: Sobre Baekhyunie, a personalidade dele é muito boa. Baekhyunie sempre fornece boas energias aqueles ao seu redor. Com essa energia, ele mantém o EXO fortemente unido como um time. Às vezes realmente parece que é o Baekhyunie que dá equilíbrio e estabilidade ao EXO.
Chanyeol: No grupo, Baekhyunie é o membro que mais nos dá energia. Quando as coisas ficam muito difíceis para nós fisicamente e começamos a ficar mais sensíveis, Baekhyunie muda o clima para nós. Ele faz piadas e brinca bastante, o que faz o clima ficar mais leve e isso é bem divertido. Acho que a maior qualidade do Baekhyun é o fato dele ser uma energia que faz todo mundo sorrir.
Chen: Baekhyunie é um “mood maker” (levanta o humor) em qualquer e todo lugar que ele vai. Ele é rápido em sentir e mudar o humor do local, então quando os membros estão exaustos, ele começa a brincar ou falar sobre coisas interessantes, o que faz os membros sorrirem. Nós somos sortudos por termos um membro como Baekhyun no EXO. Ocasionalmente, quando algum membro começa a ficar sério, ele joga sua energia positiva e animada para eles.
Lay: Eu tenho muita inveja da voz do Baekhyunie. Ele tem uma voz potente e até mesmo faz notas altas bonitas. E embora ele faça muitas piadas e pegadinhas, ele faz todos rirem.-
Kai: Baekhyunie hyung é muito divertido. Acho que talvez tenham pessoas que sentem que o Baekhyunie hyung é imaturo. Por ele sempre falar sobre coisas interessantes, ele é engraçado e animado. Porém, o desejo e paixão do hyung por música é algo inacreditável. Ele é o hyung que sempre se preocupou com as performances do EXO. Antes de nos tornamos EXO, ele nunca tinha aprendido a dançar, e só sabia cantar. Agora, o fato dele dançar tão bem quanto qualquer outra pessoa é incrível. Se não fosse pela paixão do Baekhyunie hyung, acho que teria sido impossível.

 

SuperM

Kai: Se ele mudasse só porque se tornou um líder, seria muito estranho, ele já é um líder por ser ele mesmo. Baekhyun se assegura de que os membros fiquem confortáveis. Se queremos fazer algo, ele diz para nós fazermos. Ele diz para nós falarmos se há algo que nos deixa desconfortáveis, mas ele tem mais insatisfações que nós! Ele sempre fala primeiro antes de qualquer coisa.
Ten disse que Baekhyun leva o SuperM a um nível mais alto.
Lucas: O hyung é muito inteligente.
Quando perguntado quem é o oposto de sua primeira impressão, Taeyong respondeu Baekhyun. Como um líder, ele mostra muita alegria e brilhante energia, mas na verdade, ele parece ter preocupações também. Então Taeyong também quer animá-lo.
Taeyong: A energia que o Baekhyun dá ao grupo é muito importante.
Taemin: Também me preocupei em como deveria abordá-los. E Baekhyun foi quem derreteu todos esses fardos. Pensando nisso, éramos bastante juvenis. Hoje em dia não somos assim. Naquela época, éramos muito cuidadosos ao nos aproximarmos. Mas agora, nós praticamos várias vezes e estamos presos juntos com bastante frequência.
Mark: Eu sabia que Baekhyun era um bom cantor, mas… ainda me surpreende até hoje, entende? São coisas assim. Tem coisas assim. Algo que eu não sabia que Baekhyun era bom, era em artes.