Capítulo 1
Baekhyun solista, Baekhyun do EXO

“No ano passado, fiz uma foto de capa para a edição de maio da W Korea. Parece que foi ontem. Que tipo de feedback recebi por esse ensaio? Eu não sei, ‘suas clavículas são bonitas?’. Foi uma época em que senti que estava assumindo muitas coisas sozinho, longe da rotina de fazer todo o trabalho com os outros membros. Agora estou em um ponto em que lancei dois álbuns solo e eu estou pronto para lançar meu terceiro álbum em breve, então me acostumei mais com isso. O motivo de eu estar mais animado na sessão de fotos de hoje foi, em parte, por causa dos membros da equipe da Burberry. Todos eles têm personalidades muito boas. Isso me fez pensar que eu gostaria de ser alguém que sorri e dá boas energias quando trabalho com alguém ou interajo com meus juniores.

Isso mesmo, não tive muito tempo livre no ano passado. Fiquei muito ocupado. A minha situação, de não conseguir cumprir todas as atividades planejadas e encontrar os fãs (por conta da pandemia) não era a única. Em vez de agir como se eu fosse o único passando por um momento difícil neste mundo, pensei que deveria haver uma maneira de superar a situação, então me mantive ocupado. A razão pela qual cantei quatro OSTs de drama também foi porque pensei que poderia deixar as pessoas ouvirem minha voz de alguma maneira. Assim, quando vocês assistirem à dramas ou Netflix em casa, parecerá que estou bem ao seu lado.

Foi dessa forma que eu soube que meu segundo miniálbum, Delight, havia vendido mais de 1 milhão de cópias, não pude acreditar. Realmente me atingiu depois de saber que é a primeira vez que alguém alcança 1 milhão em vendas como artista solo e como membro de grupo desde Seo Taiji sunbaenim. Eu fiquei agradecido, mas isso também me deu confiança. O que é isso? Claro, sou uma pessoa confiante em geral, mas eu sei que se eu parar de ser Baekhyun para só pensar que sou ‘alguém que é realmente bom’, eu perderei minha confiança nesse ponto. No começo, eu estava meio confiante sobre a música Candy. ‘Isso vai funcionar?’, ‘as pessoas vão rejeitá-la como uma música medíocre e não ouvir?’. Como eu não pude sair em turnê, pratiquei muito com o tempo livre que tinha. Quando eu estava ganhando mais fé em minhas habilidades vocais, o álbum Delight foi o que me fez pensar: ‘Você está indo bem. Você apenas tem que trabalhar mais duro enquanto mantém isso’.

Imagem

O assunto que mais surgiu no ano passado no chat em grupo com os membros (do EXO) foi ‘eu quero fazer um show’, ‘quando estamos juntos, é o melhor momento’. Eu sinto falta disso… Sinto muita falta das performances do EXO, então assisti muito nossos shows. Os membros tendem a dizer isso durante o show, que o show está concluído/completo por causa dos fãs. Como tenho assistido a esses vídeos diversas vezes, a frase se tornou solidificada. Olhando nossa performance de um passo adiante, eu pude ver a coesão com nossos fãs, e minha saudade se transformou em paixão.

No início de janeiro, fiz meu primeiro show solo online. Normalmente, quando temos um show, há um limite que atingimos pelo menos uma vez quando passamos da metade dele, porque é fisicamente cansativo cantar ao vivo e dançar ao mesmo tempo. É a alegria da multidão que nos permite superar isso e nos revigora com energia.

Há vantagens em fazer uma performance online, mas parece que a energia sempre fica em algum lugar em torno do ponto intermediário, em vez de atingir o clímax em algum momento. Já faz 10 anos desde a estreia do EXO, então frequentemente falamos sobre o tipo de caminho que devemos seguir quando se trata de música. Quando falamos sobre isso, Chanyeol e Kyungsoo, que são interessados em compor e ouvir uma ampla gama de gêneros, têm muito a dizer. É tão bom quando penso em Kai e Sehun, principalmente Sehun, porque ele não dava muitas opiniões sobre música nos primeiros dias como EXO, mas em algum momento, ele começou a ter ideias, a tocar algumas músicas para nós e desenvolveu suas próprias ideias. Quando vejo isso, me sinto assim: ‘Uau, o tempo passou e os membros se tornaram mais apegados a serem artistas/cantores’. Eu acho que eles ainda serão mais amáveis e gentis, mesmo com o passar do tempo. Posso apenas imaginá-los sentados em cerimônias de premiação sem arrogância, de maneira semelhante como faziam no passado.

 

Capítulo 2
Música de longa duração

“Eu nunca consigo vencer, mesmo se eu fizer isso a vida inteira. É algo que não pode ser conquistado mesmo depois de uma vida inteira, restando apenas um mistério remanescente. Isso é o que a música é para mim. Você não sabe como ou quando uma determinada tendência irá explodir e é impossível compreender totalmente seu fluxo.
Música que é muito monótona, mas se sai bem, música que é complicada e sofisticada, mas não se sai muito bem. Música que tem um elemento de discórdia, mas se sai bem, uma música que é tão musicalmente perfeita que você pensa: ‘uau, essa música está realmente bem feita’, mas não faz nenhum sucesso. Posso pensar nisso como algo que eu jamais poderia conquistar, até mesmo se eu dedicasse minha vida inteira nisso? Já que eu também quis buscar algo que estivesse em alta, quis ser uma pessoa que estivesse em sintonia com a tendência da época e me tornar alguém que pudesse influenciar essa tendência, no entanto depois de gravar a faixa-título UN Village, do meu primeiro álbum solo, City Lights em 2019, Lee Soo Man me disse o seguinte: ‘Se você quiser ouvir sua música em 10, 20 anos, você precisa consertar isso um pouco’ e eu fiz isso.

Eu disse a ele ‘esta é o sensação do momento e acho que seria mais fácil as pessoas aceitarem se eu cantar desse jeito’. O Sr. Lee disse que eu poderia fazer como eu quisesse (caso gostasse da música), mas como ele é alguém que trabalha na indústria musical há muito tempo, ele disse ‘espero que Baekhyunie deixe músicas que podem ser ouvidas e procuradas mesmo com o passar dos anos’. Depois de pensar seriamente sobre isso, mudei e regravei de acordo com o conselho do professor. O quê? Existe algo assim para mim. Por exemplo, como a melodia termina ou qual a melhor forma do vocal lidar com a nota final, até se a composição e a melodia forem perfeitas. O nível de qualidade musical definitivamente muda dependendo desses tipos de técnicas. O que pensei mais tarde foi: ‘Os adultos têm razão sobre tudo’ (risos). Quando falo com o Sr. Lee, posso dizer que ele não vive no presente. Ele já está muito à nossa frente. Se eu tentar fazer uma música que terá sucesso, mas que não terá qualidade musical, isso criará apenas um estado temporário de popularidade e alegria.

Contudo, se você fizer música de alta qualidade, será perfeito e não incomodará os ouvidos de ninguém em nenhum momento. Eu acredito que se o público geral que não está na indústria da música é exposto à música consistente, ele irá se basear nisso e seus sentidos irão aumentar subconscientemente. Seus ouvidos começarão a se abrir quando você escutar música todo dia. Você pode ouvir o som do baixo e sons de bumbo que você não conseguia escutar antes. Então, para conquistar os ouvidos do público e dos fãs — dos quais  os padrões estão ficando mais altos a cada dia — eu acho que você tem que priorizar a qualidade acima de tudo para produzir uma música que dure por muito tempo. Já faz exatamente 2 anos que eu tentei mudar minhas técnicas vocais.

Imagem

Ser mais específico? Bem, há um conjunto de sons, o chamado alcance vocal, certo? Existem os comumente chamados falsetes, voz autêntica e voz da cabeça. Estou treinando e aprendendo para poder usar todos eles livremente. Então, é possível cantar consistentemente em um tom da voz do peito até a voz de cabeça. Eles chamam isso de Kim Nabakyi. Kim Bum Soo, Park Hyo Shin sunbaenim… Quando você escuta os sons que eles produzem, o tom deles não fica mais fino ou mais grosso dependendo do som, mas é exatamente o mesmo das notas baixas até as notas altas. A única diferença é o local de onde o som reverbera. É tentar ter uma sensação de estabilidade consistente, sem ser ameaçado pela mudança nas notas. Há uma diferença entre voz de homens e mulheres, no seu tom e alcance. A voz da Seo Moon Tak sunbaenim é mais forte que a maioria das vozes de homens e tem uma base mais forte.

Como eu deveria dizer isso… Eu também quero causar a sensação de alguém que não quer perder. Eu quero causar um sentimento claro, mesmo conforme eu envelheço. Uma pessoa que não precisa ser embalada em um papel de embrulho, uma pessoa espontânea. Pense em um produto muito famoso. Conforme o tempo passa, suas deficiências são reveladas uma a uma, a bolha estoura e o produto retorna ao seu valor original. No passado, eu estava com medo de acabar desse jeito. Eu sou popular como EXO, mas, sinceramente, eu não sou tão bom cantor assim, então o que eu faço? As expectativas dos fãs são altas, e se eu não alcançar as expectativas deles? Então, por isso, estou pesquisando e tenho estudado isso há um bom tempo.”

 

Capítulo 3
Trinta anos e lista de desejos

“Minha fraqueza? Preguiça. Eu vi fãs comentando um tempo atrás dizendo: ‘Oppa, eu não quero escovar os dentes’. Eu disse para se levantarem imediatamente e escovar os dentes, porque iriam se sentir melhor sabendo que venceram a si mesmos. Eu sempre vivi assim. Tenho que lutar contra mim mesmo por conta da minha preguiça (risada). Eu produzo álbuns solo com bastante frequência para alguém que é preguiçoso, não? Isso é algo interessante, mas e se eu não fizer algo por preguiça? Então ficarei feliz e confortável só por 3 minutos, mas depois disso, eu continuarei pensando nisso… Então tenho que fazer. Quando está frio lá fora, tem dias que eu não quero nem sair de casa para treinar porque tenho preguiça. Mas, primeiro, eu só saio. Então quando estou voltando para casa depois do treino, me sinto bem por dentro porque penso: ‘Pelo menos tive um dia produtivo’, mas se eu tenho que sair de casa, planejo o cronograma para que eu possa resolver todas minhas pendências de uma vez. Voltar para casa e sair de novo é algo que nunca deveria acontecer.

Imagem

Eu fiz 30 anos. Agora tenho expectativas de que eu poderei tentar várias coisas e não ser limitado por gêneros. Você percebe que se tornou adulto, você se sente orgulhoso e feliz vendo vídeos de si mesmo de quando você era jovem. O meu eu de 20, o meu eu de 30, e uma versão diferente de mim quando eu tiver 40 anos. Olhar para trás quando for mais velho, assistindo uma crônica de como minhas atividades e aparência mudaram.

O que quero fazer? Tem muitas coisas. Só de assistir filmes e dramas, há muitas coisas que me deixam ‘uau, vale a pena tentar isso no meu clipe?’. Em algum momento, passei a me interessar mais por nostalgia do que por elementos voltados para o futuro. Digitando mensagens de texto usando telefones 2G, trocando tocadores de MP3 com os amigos para descobrir os gostos um do outro por música, porque eu acho que essas memórias tão preciosas e estão desaparecendo.

Olhando vídeos antigos, fiquei atraído ultimamente por vídeos musicais dramatizados que são diferentes dos atuais. Se você assistir o clipe A Glass of Soju de Chang Jung sunbaenim, é um drama que não está particularmente relacionado com a letra da música. Então, eu queria tentar porque eu acho que seria refrescante fazer isso nos dias atuais, no entanto o Yunho hyung já fez isso recentemente! Eu até disse para ele: ‘Hyung, eu realmente queria tentar esse tipo de drama. Em vez de cantor aparecendo no MV de um jeito legal, ter apenas uma música tocando de fundo de um filme de drama poderia fazer alguém pensar ‘hm? Por que essa música é tão triste?’, por exemplo, existe um filme sobre guerra e a música que toca nele é To Heaven, de Jo Sung Mo sunbaenim. Eu também gostei da combinação de If I Leave e Empress Myeongseong. Um clipe que ajuda a criar as emoções da música enquanto faz você se concentrar no drama. Você não acha que seria divertido fazer isso? Está na minha lista de desejos.

Eu também quero participar de uma competição amadora de jogo. Eu penso em adotar gamer como um papel secundário. Tem um ditado assim na internet: ‘Não namore um cara que goste de jogar LOL (League of Legends)’, mas se você perceber, não é muito mais saudável jogar dentro de casa do que beber e andar fora de casa? Quando você joga, é divertido nos seus próprios termos, e você também pode usar o jogo para desenvolver um senso de cooperação com seus amigos. É a tarefa de construir trabalho em equipe entre as pessoas com o mesmo objetivo, e é apenas uma simples tarefa, com pouco risco. Não é como se eu estivesse tentando começar um negócio com meus amigos, é apenas jogar juntos e se ganhamos é ótimo, se perdemos, nós podemos jogar de novo. Há uma certa paixão e espírito esportivo sobre jogos. Por que você acha que e-Sports foi escolhido como um evento oficial no Asian Games?

Você quer que eu faça minhas observações finais? Ok. Eu espero que nos meus 30 anos eu possa tentar coisas que eu nunca fiz antes. Quando você diz que tem 30 anos, algumas pessoas dizem, ‘mas já?!’ e outros dizem ‘você ainda tem um longo caminho pela frente’. Eu acho que é apenas o início. Daqui para frente, eu continuarei sendo uma pessoa que pode cantar por muito tempo e não só irei cuidar das minhas habilidades, mas também do meu corpo. Por favor, esperem ansiosos por mim, Baekhyun, em seus 30 anos.”

 

 

Tradução por @bhbrazil