Anos atrás, nos encontramos em uma entrevista para o EXO. Eu me lembro claramente de algo que você disse: “Antes de entrar na SM, eu achava que eu era o melhor cantor de Bucheon”.
Baekhyun: Baekhyun era assim antigamente [risos]. Ele tinha uma confiança infundada.

Graças a esse ditado (palavras do Baekhyun), sempre que eu vejo o Baekhyun, que lentamente se tornou mais e mais qualificado, eu me lembro da história de uma criança que estudou bem, e depois de checar a sua atual posição na escola teve seu espírito acalmado, mas ainda cerra os dentes e trabalha duro para estar no topo.
Baekhyun: Oh, minha confiança diminuiu muito nos tempos de trainee. Como havia pessoas que eram incríveis, não havia como eu mostrar o meu canto. E eu não podia ser descuidado nem por um momento no processo de progredir para ser um profissional, tinha que aperfeiçoar cada detalhe, partindo do ponto que a dimensão em cantar é minha habilidade, é necessário para mim repensar na música.

Sobre o Baekhyunnie, quando sua confiança foi afetada, em algum momento no tempo ela lentamente se reconstruiu novamente, certo?
Baekhyun: É verdade, de certa forma. E, mesmo assim, eu não sou o tipo que morre se as pessoas vierem me atacar/detonar.

Eu sei que você tem planos de lançar seu álbum solo em breve. É possível que isso pareça vago, já que houve mudança de planos devido à situação atual.
Baekhyun: Eu não poderei fazer várias atividades como planejado, são tempos difíceis para todos, e há muitas pessoas trabalhando duro também. O álbum ainda possui muitos aspectos a serem processados, e como eu irei mostrar um lado diferente comparando ao solo anterior, todos podem esperar ansiosamente por isso.

Quais desejos/objetivos você teve para o City Lights durante sua produção?
Baekhyun: Há um tempo que eu queria fazer músicas com a sensação do City Pop e há um grande significado preencher um álbum só com minha voz. Mesmo que as pessoas tenham apenas percebido “Baekhyun tem uma voz e tanto”, isso já seria ótimo, é um alívio que tenha tido ótimos resultados.

O que você quer dizer com bons resultados (para City Lights)?
Baekhyun: Recebi muitos comentários positivos. Que há pessoas que sabem (reconheceram) o quão fundo eu trabalhei na voz e nos sentimentos que queria expressar. Graças aos fãs as vendas do álbum foram ótimas também.

Que tipo de voz você gostaria de expressar?
Baekhyun: Algo como uma voz sonhadora [ele sorriu], expressar sensualidade somente com a minha voz?

Quando eu vi que o nome da faixa título era UN Village, fiquei um pouco surpreso. Era como uma versão de luxúria de Samsung Raemian¹ [risos]. No entanto, ao ouvi-la, “Luxúria” parecia ser a palavra-chave que passa pelo álbum todo. Parece que no palco também, você não queria um certo padrão visual fixo e mostrou um encanto descontraído e casual.
Baekhyun: Oh, isso é muito exato. Como o EXO tem fortes temas e mostra apresentações poderosas, durante o meu solo, queria mostrar um visual leve e diferente. Ao invés de intenso, queria trazer um tipo de descontração, é minha arma (estratégia) que te permite focar um pouco mais em minha voz.
¹Marca da Samsung de apartamentos com alta classificação na Coreia.

É realmente difícil se mostrar descontraído se não você não se preparar com antecedência. Entre fazer o que se sobressai e o que gosta, no que Baekhyun mais investiu no primeiro solo?
Baekhyun: Combinar o que eu gostava, a princípio. Enquanto praticava e pesquisava (estudava), lentamente as coisas se moviam para se tornar algo no que sou bom. Sou sempre assim. Em vez de fazer algo no que sou bom, faço o que gosto. Não existe praticamente ninguém que seja bom desde o começo em algo e é emocionante começar com “isso é muito difícil, mas eu gosto” e depois se acostumar e dominar a situação.

Embora seja realmente algo repentino, continua sendo fascinante ver um cantor como você começar como um vocalista e se tornar um dançarino que digere coreografias dinâmicas também. Talvez devido ao sistema de treinamento exclusivo e incomparável da SM, na verdade, alguém tem esse DNA de dança, mas eles apenas não tem a chance de mostrar isso.
Baekhyun: Analisando a partir de um ponto, se alguém sabe como usar o corpo e os músculos, eu acredito que tenha a influência desse DNA. Mesmo com apenas uma movimento de virar o peito, muitos movimentos vem em seguida. Por exemplo, “Levantar seu ombro direito, então estufar o peito, enquanto abaixa o seu ombro direto, levantar o ombro esquerdo”. Alguns podem achar isso difícil, de controlar movimentos tão detalhados. Um ambiente como a SM, onde há muitas pessoas que buscam por alta qualidade, incluindo coreógrafos, contribuiu para o meu desenvolvimento. Enquanto olho ao meu redor, minha perspectiva para as coisas aumenta de acordo com ele, existem muitas áreas para aprender e serem estimuladas.

Como será o oitavo aniversário do EXO em breve, podemos falar um pouco sobre o início da sua história? Como você é um vocalista, qual foi sua reação no começo quando soube que teria que lidar com coreografias difíceis?
Baekhyun: Fui ganancioso, “eu não quero ser lembrado como alguém que não sabe/consegue dançar”. Felizmente, os membros ficavam até tarde da noite para ensinar o Chen e eu, já que entramos depois [no grupo]. Kai ensinava o Chen e Sehunnie a mim. Enquanto competiam para ver quem ensinava melhor e quem lembrava melhor da coreografia, nós progredimos muito nesse tempo que passamos treinando juntos.

Olhando para trás, depois do debut, teve algum período em que você progrediu rapidamente?
Baekhyun: Antes e depois de Monster, no verão de 2016, minhas habilidades de performance definitivamente melhoraram. O coreógrafo Shim Jaewon hyung adicionou a minha dança solo na primeira parte da música. Originalmente, não deveria chegar ao ponto de ser uma dança solo, mas o hyung disse: “Baekhyunnie, você também tem o talento para dançar. Isso vai funcionar se você trabalhar um pouco mais duro, vamos trabalhar na sua confiança agora”, ele coreografou uma dança solo e também me encorajou. Desde então, eu pensei: “Eu não sou uma pessoa que não consegue dançar”, e enquanto dançava sozinho, eu criei a confiança em me expressar com o meu corpo. Foi quando eu comecei a expressar livremente coisas que eu não sabia antes ou que foram suprimidas.

Por volta do tempo em que gravamos o EXOclusive, que o W Korea fez, houve algum período, com relação a música, que você desabou?
Baekhyun: Quando o EXO começou suas atividades, no período em que nós transitamos de MAMA para Wolf. Quando o debut aconteceu e eu subitamente recebi muita atenção, cantar se tornou assustador para essa criança que era confiante. Eu continuei duvidando disso, “meu canto deve soar estranho”, foi quando eu comecei a ter interesse em vocalização e estudei bastante. Enquanto o medo desaparecia pouco a pouco, eu pude prever como minha voz soaria ao vivo. Como eu deveria fazer isso dessa vez, como eu poderia mudar isso, e se tivesse um tom que eu gostei, eu trabalharia duro para aplicá-lo em outras músicas.

Então, antes do EXO, quando você sentiu vagamente pela primeira vez que você possuía um talento similar?
Baekhyun: Quando eu fui para um karaokê pela primeira vez na minha vida, foi por volta da 6ª série?

Que música você cantou?
Baekhyun: Foi uma música do Yarn (얀). Que música era… Posso procurar por um momento?

Se era do Yarn, a música provavelmente tinha muitas notas altas, as quais muitas pessoas desmoronam nas salas de karaokê.
Baekhyun: É verdade! Run’ Oddly, do Yarn. Para essa música, quando eu cantava naturalmente de acordo com o que eu escutava, as reações das pessoas eram grandes! A partir daí pensei: “Oh? Mesmo que eu nunca tenha aprendido a cantar, todos dizem que eu sou bom nisso? Então essa é a minha habilidade!” e comecei a gostar de cantar.

Adicionando os recursos de som do microfone, junto da torcida da audiência, esse foi o momento que um artista nasceu. Então foi assim que a história do príncipe de Bucheon começou?
Baekhyun: Alguns amigos diziam que eles não queriam cantar certa música porque a nota era muito alta. Então eu falava “Hmm? Por quê?”. Eu era jovem, então não sabia o que era um vibrato. Eu só pensei nisso como a nota que “vibrava”. Quando eu não ouvia as notas finais manipuladas com vibrações, eu falava: “Por quê você não vibrou (a nota)? Não fica um pouco maçante (sem isso)?”. Essa foi a juventude de um menino narcisista.

Se você fosse falar sobre os recursos dos vocais do Baekhyun, como você o faria?
Baekhyun: Suave, mas forte.

Você tem tudo de bom… (na voz).
Baekhyun: Hahaha, embora eu não tenha uma voz 100% bonita, durante notas médias e baixas, a suavidade é evidente. Por isso, poder desafiar vários gêneros em vez de se limitar a apenas um é um ponto forte.

Mesmo assim, tem algum vocalista que você deseje os vocais?
Baekhyun: Kim Bumsoo sunbaenim. Atualmente, estou reorganizando meus vocais, começando pelos métodos de respiração, vocalização, estou mudando tudo. E assim, eu tenho ponderado muito sobre eles. Ao ouvir as músicas de Kim Bumsoo sunbaenim, você pode sentir uma sensação de estabilidade. Acredito que sentimentos de estabilidade significam que as pessoas podem ouvi-lo livremente, apreciá-lo e, como artista, a capacidade da pessoa que o canta de escolher esta ou aquela maneira de expressar livremente o que deseja exibir. O senso de estabilidade de Sunbaenim é forte, sua voz também é boa e ele usa diferentes tipos de sons. Há muitos pontos para aprender.

Não deve ser um processo fácil mudar não apenas um aspecto de seu vocal, mas mudar todo o estilo a partir da base.
Baekhyun: Não é fácil. Eu tenho aprendido com meu instrutor vocal há cerca de um ano, felizmente, ele é como um salvador para mim. Ele foi apresentado a mim pelo cantor Im Hanbyul hyung. Ele não apenas ensina habilidades vocais, mas também como o de um médico que é realmente tranquilizador e verifica holisticamente se não estou me sentindo muito bem em lugar algum. Realmente um adulto.

Você tem algum objetivo como membro do SuperM?
Baekhyun: No outono do ano passado, começamos nossas atividades e nos tornamos os primeiros artistas a chegar ao Billboard 200 com um álbum de estreia. Durante a entrevista na América, eu disse: “Desejo mostrar um lado diferente do K-Pop”, de outra perspectiva, também sugere que “em certo sentido, não é uma geração em que o impossível se torna possível?”. SuperM é uma equipe assim. Reunir membros de diferentes grupos para formar um grupo também é um novo sistema. Estamos iniciando esses desafios, pois estamos no estágio em que nos alimentamos da sinergia um do outro. Neste ponto, temos esperanças de promover ainda mais o K-Pop.

Na década de 2000, quando o SMTOWN embarcou em suas turnês no exterior. O K-Pop começou a ficar mais conhecido e, nos últimos anos, o status do K-Pop pareceu subir novamente. Durante a turnê, você sentiu isso também?
Baekhyun: Definitivamente. Quando estou em entrevistas no exterior, os repórteres dirão coisas como “Quando falamos de K-Pop, não podemos esquecer das coreografias perfeitas, certo?”. Eu acho que é uma característica muito importante do K-Pop destacar o estilo de coreografias afiadas que já existiam antes. Quando os outros já sabem e apontam isso, eu me sinto orgulhoso e grato.

O SuperM é um time formado por Baekhyun e Kai do EXO, Taemin do SHINee, Taeyong e Mark do NCT e também tem Lucas e Ten do WayV. Como é a atmosfera quando vocês se reúnem?
Baekhyun: Eles são crianças realmente, super, extremamente gentis e inocentes. Eles mudam completamente no palco, mas fora dele, entre si, como eles podem ser tão inocentes? Antes de mostrar nossa música e apresentação, eu desejo mostrar esse lado dessas crianças.

É como se parecessem com adolescentes que são como homens, dizendo entre homens “Vamos incendiar esse palco” ² com olhares brilhantes, mas são meninos inocentes fora do palco? Essas pessoas conseguem tudo de bom também…
Baekhyun: Super-heróis também normalmente escondem seu verdadeiro eu e só mostram seu lado inocente raramente, mas quando a noite cai, eles punem os caras maus. Desde novo, não tenho certeza do porquê, mas era isso o que eu pensava que era a verdadeira justiça. [Risos] Nosso lado em um dia comum assim como nosso lado focado no palco. Se todo mundo consegue conhecer bem os dois lados, acho que todos os membros irão brilhar mais.
²Referência à parte de Baekhyun no começo de Jopping.

Hoje também, durante a sessão de fotos da revista, você mostrou um Baekhyun brilhante e puro, e também teve o lado de um Baekhyun mudado com um carisma forte. Joias Cartier também estão brilhando como o Baekhyun do EXO, que está encarregado da Luz [sorri]. Como são seus lados duplos?
Baekhyun: Embora eu seja do tipo que é gentil e respeitoso, eu também direto quando eu quero dizer “Não é isso”. Isso também ocorre quando aquelas eu vejo como “minhas pessoas” são prejudicadas por outros. Nesses casos, darei um passo à frente para falar.

Ouvindo você falar, sinto que você é alguém que é capaz de se motivar.
Baekhyun: É verdade, continuo procurando pelos meus pontos fracos. Seja no palco ou quando interajo com outras pessoas, sempre penso que se eu tiver algum problema, sempre penso em perguntas como “Por que estou cometendo tais erros nesse ponto?”, “É por que não posso me focar, se não, é por que não pratiquei esse passo o suficiente?”

Debutar como um grupo idol, como um artista, o que é necessário para alguém viver uma carreira longa e sustentável?
Baekhyun: Primeiramente, acho que é essencial que você definitivamente tenha que encontrar o que realmente deseja fazer. Se não tem esse processo (de encontrar) e apenas segue as vibrações de outras pessoas, é fácil se tornar um artista que é deixado para trás. Se você olhar para idols que seguiram um longo caminho, eles têm suas próprias cores distintas. Eu também posso em breve viver como um segundo Baekhyun. E essa é uma vida em que posso ter sucesso apenas com a minha voz.

O quanto de ambição Baekhyun tem em si?
Baekhyun: Ambição, claro que há. “Quando alguém puxa a espada, ele ao menos deve cortar rabanete”³ [risos]. No entanto, não sou do tipo que tem um espírito tão lutador a ponto de alcançar esse nível ou esse objetivo. Eu não desejo ter uma ambição tão grande ao ponto de isso me consumir. Sorrir e ser feliz, enquanto vivo, é a coisa mais importante para mim. Seguir com isso, talvez ao nível de “seria ótimo se eles reconhecessem o quão afinco eu trabalhei”? Mesmo que apenas um pedaço brilhe, de todo esforço que fiz, e se eu conseguir mostrar nisso que sou bom em algo? [risos]
³Ditado coreano que significa que você deve ao menos tentar algo uma vez que começou, equivalente ao “ajoelhou, tem que rezar”.