Entrevista com Baekhyun em comemoração por sua participação no grupo virtual de artistas do LOL, HEARTSTEEL

Entrevistador: Soube que você curte jogar LoL há um bom tempo. Acho que você tem sentimentos especiais sobre essa participação.
Baekhyun: Quando eu comecei a jogar, eu perguntei ao meu amigo quem era o personagem mais difícil. Meu amigo recomendou o Ezreal, que tem muitas habilidades nas quais você não precisa marcar o alvo. Então, eu naturalmente escolhi o Ezreal como meu personagem introdutório, e fiquei emocionado em conhecê-lo através do HEARTSTEEL. Eu fiz esse trabalho muito alegremente, pensando em como era algo do destino.

Entrevistador: Que tal apresentar o HEARTSTEEL e seus membros, assumindo que você é o Ezreal de verdade?!
Baekhyun: HEARTSTEEL é um time composto por Ezreal, Sett, K’Sante, Kayn, Yone e Aphelios. Apesar de termos diferentes experiências e histórias, nos tornamos mais fortes e mais perfeitos como um/em conjunto. A música de debut PARANOIA é uma música atraente com sons explosivos e batidas fortes. Através do clipe, você pode ver os membros os quais não têm medo de se aventurar, então por favor confira com bastante interesse.

Entrevistador: Você é o único artista coreano nesse projeto. Já que foi uma colaboração com artistas variados de todo o mundo, deve ter tido algumas dificuldades, certo?
BaekhyunGraças a Riot Games, eu tive o prazer de poder colaborar com artistas diversos de todo o mundo. Particularmente, todo mundo é muito talentoso musicalmente, então foi um projeto feliz para mim. Pessoalmente, após jogar de Ezreal por tanto tempo, eu senti que ele era só um campeão levado/brincalhão, mas acho que essa era só a impressão que ele deixa durante uma batalha. Quando eu estava gravando como o Ezreal, membro do HEARTSTEEL, eu pensei que deveria mostrar ao público um charme inesperado desse cara, então tentei criar uma imagem diferente.

Entrevistador: O que tem de especial nessa colaboração?
Baekhyun: Essa é minha opinião pessoal, mas acho que minha visão de mundo será mais ampla no futuro. Cada campeão tem uma identidade forte e única. Acho que é competitivo o suficiente para formar um grupo misto incluindo os membros do HEARTSTEEL ou para transformar em uma animação como Arcane, da Netflix.

Entrevistador: Também estou curioso para saber sobre a história por trás dessa colaboração.
BaekhyunA Riot Games sugeriu a colaboração primeiro, e já que eu gosto tanto do jogo, eu aceitei com prazer. No começo, eu não sabia que o papel que eu ia fazer era o do Ezreal (risos).

Entrevistador: Você já fez muitas performances ao vivo até agora, mas eu acho que se apresentar na cerimônia de abertura do Campeonato Mundial de LoL de 2023 será uma experiência diferente. Por favor, nos conte um pouco sobre que tipo de performance você está preparando.
Baekhyun: Já que participei como o representante coreano do projeto HEARTSTEEL, sinto um senso de responsabilidade e estou trabalhando duro para me preparar para mostrar uma apresentação forte ao vivo. Em particular, planejamos mostrar isso para muitas estrelas de K-pop e ouvintes de todo o mundo que amam K-pop. Já que tenho muita afeição pela música, eu normalmente gravo tudo bem rápido, mas acho que tive bastante cuidado enquanto gravava PARANOIA, pois fiz por bastante tempo.

Entrevistador: Provavelmente também existe uma pressão considerando que o K/DA estabeleceu recordes incríveis.
Baekhyun: Eu acho que é mais antecipação do que pressão. O dia em que anunciaram/lançaram o K/DA eu pensei “Algum dia eu quero fazer uma performance assim também”. Isso é como um sonho se tornando realidade.

Entrevistador: Qual o comentário mais memorável que você viu em relação às reações ao projeto?
Baekhyun: “Ele combina com a voz do Ezreal”. Esse é um grande elogio. Como eu recebi muito mais amor para o projeto do que o esperado, eu desejo usar esta oportunidade para expressar minha gratidão!

Entrevistador: Você pode me dizer qual é a sua rota favorita? Não foi anunciada oficialmente ainda.
Baekhyun: Eu costumo jogar mais no mid e em posições de ataque à distância. Quando eu jogo, eu prefiro ficar no ataque do que na defesa. Eu gosto de campeões que tem um escalamento forte (que ficam mais fortes a medida que a partida se estende).

Entrevistador: A primeira apresentação do HEARTSTEEL está vindo aí.
BaekhyunNa mesma intensidade que vocês esperaram ansiosos pelo HEARTSTEEL, faremos o nosso melhor para fazer disso um sucesso. Por favor, deem muito amor a mim e a todos os membros do HEARTSTEEL, e esperem ansiosos pela apresentação da cerimônia de abertura.

 

Fonte: Eyesmag
Tradução por bhbrazil, não retire sem os créditos

A Riot Games revelou HEARTSTEEL, um novo grupo virtual com tema de League of Legends semelhante a Pentakill e K/DA.

HEARTSTEEL apresenta os campeões de League of Legends Ezreal (vocalista), Kayn (rapper, instrumentista), Aphelios (instrumentista, compositor), Yone (produtor), K’Sante (co-líder, vocalista) e Sett (co-líder, rapper).

Enquanto outros grupos de League of Legends têm uma identidade de gênero bastante óbvia, Heartsteel está sendo apelidado de “coletivo de música moderna”, com sua inspiração vindo de uma variedade de gêneros e épocas. As pessoas por trás da música também representam uma variedade de gêneros, do K-Pop ao Hip-Hop.

Sendo a voz de Ezreal, Baekhyun deslancha em mais um debut em sua carreira, que contempla diversos prêmios de Melhor Artista Masculino na Coreia do Sul. Apesar de fazer parte de dois grupos de K-Pop, EXO e SuperM, Baekhyun lançou quatro miniálbuns como solista, todos centrados no gênero R&B, marcando ainda mais para sua experiência musical – é um exímio vocalista. Cal Scruby, um rapper de Los Angeles mais conhecido por suas letras inteligentes e visuais peculiares, interpretará Kayn. ØZI, cantor e compositor, produtor musical, intérprete e diretor criativo será Sett. Por fim, Tobi Lou, artista multi-talentoso que teve um impacto significativo no cenário musical contemporâneo, será K’Sante.

“Os artistas virtuais da Riot têm proporcionado alguns dos momentos musicais mais inovadores e adorados pelos nossos jogadores”, disse Maria Egan, chefe global de música e eventos da Riot Games Entertainment. “A ideia de uma banda só de homens tem sido especulada pelos fãs há muito tempo e estamos muito entusiasmados em dar vida a essa fantasia. HEARTSTEEL é uma colaboração profunda entre todas as nossas talentosas equipes criativas internas e alguns novos artistas incríveis. O espírito da HEARTSTEEL é um supergrupo de almas gêmeas musicais maior do que a soma de suas partes – uma filosofia que nossa comunidade incorpora todos os dias através de sua dedicação aos nossos jogos.”

O single de estreia do HEARTSTEEL, PARANOIA, será lançado no dia 23 de outubro. Assim como todas as outras músicas da Riot, estará disponível em todos os principais serviços de streaming, bem como no YouTube.

Todas os grupos virtuais anteriores da Riot fizeram algum tipo de apresentação no Campeonato Mundial de League of Legends, então não seria uma surpresa ver o HEARTSTEEL aparecer na Coreia em algumas semanas. Além disso, fãs supõem que haja uma segunda música do grupo que será revelada no Mundial. Mas ainda são apenas teorias!

As pessoas envolvidas na produção do grupo estão muito animadas, abaixo confira a opinião que alguns staffs deram em suas contas no Twitter/X.

Vocês já sabem que a equipe da Riot Music é incrível, mas PARANOIA está em outro patamar na minha opinião. Eu amo a música e mal posso esperar para você ouvi-la porque acho que você também ouvirá 🎶 ❤️” – Produtor executivo do League Of Legends.

“De verdade, estou muito emocionado com isso, tive a sorte de trabalhar na equipe por trás desse grupo desde o início ❤️ e tem sido um processo incrível. Escrever para um projeto como esse foi a realização de um sonho. Espero que vocês os amem tanto quanto nós!” – Escritor de skins do League Of Legends.

“Mal posso esperar para que ouçam essa música! Ahhhhh minha respiração!!! Finalmente posso falar disso. Este foi o projeto MAIS LEGAL para trabalhar. Trabalhamos incansavelmente nessa música. Faça o pre-save agora para ouvir quando sair ✨💖🥹” – Diretora do Porjeto Musical da Riot Games.

 

Info sobre a história do HEARTSTEEL de acordo com Riot Games Media Center

HEARTSTEEL é um grupo virtual de pop estrelando versões reimaginadas dos campeões de League Of Legends: Kay, Ezreal, Sett, Yone, K’Sante e Aphelios. Um grupo de audaciosos dinâmicos que se dedicam à individualidade sem remorsos e expressão ousada e criativa, o HEARTSTEEL está prestes a abrir o caminho para o sucesso sob suas próprias condições após o fracasso da carreira solo de cada membro. A personalidade e som do grupo têm inspiração nos coletivos de música moderna, e uma gama de influências de diferentes gêneros e eras, culminando em uma identidade ousada, destemida e única. O single de debut do grupo, PARANOIA, ultrapassa os limites da música pop com uma infusão eclética de influências do hip hop e eletrônica e uma energia implacável e brincalhona.

SETT

Sett é o fundador e co-líder do HEARTSTEEL, que começou a banda após ser retirado de sua primeira gravadora. Inspirado pelos estilos ousados ​​e agressivos do hip-hop, Sett desenhou as roupas do grupo para o videoclipe PARANOIA e colaborou com ØZI em seu verso de rap.

K’SANTE

Como co-líder do HEARTSTEEL, K’Sante usa seu talento como vocalista e diretor criativo para moldar a visão da banda. Em colaboração com Tobi Lou, o lirismo emocionalmente sintonizado de K’Sante inspira-se no R&B e no hip-hop.

EZREAL

Ezreal chegou ao estrelato pela primeira vez através de um hit pop-chiclete fabricado. Como parte da HEARTSTEEL, ele encontrou uma nova liberdade para controlar o que cria. Colaborando com BAEKHYUN do EXO, este charmoso vocalista se inspira em seus fãs ao redor do mundo.

KAYN

Kayn é um curinga, canalizando sua veia rebelde através de Rhaast, seu alter ego no palco. Expulso de sua antiga banda, o rapper e instrumentista multigênero se inclina para tudo que é novo e experimental. Colaborando com Cal Scruby, Kayn vai além aonde quer que esteja.

APHELIOS

Como principal instrumentista e letrista do HEARTSTEEL, Aphelios traz um gênio silencioso às composições e produções da banda. Embora ele raramente fale, sua busca pela perfeição musical guia o grupo. Com sua variedade de instrumentos (e uma pequena ajuda de sua irmã gêmea Alune), Aphelios busca novos patamares criativos.

YONE

Outrora produtor de sucessos pop internacionais, Yone ficou desiludido com a ideia de sucesso da indústria musical. Agora revitalizado como parte do HEARTSTEEL, Yone traz um foco analítico e habilidades de produção afiadas para a banda. Sua paixão pela música eletrônica e atenção meticulosa aos detalhes moldam seu som.

 

Fonte: Forbes, Naver, Riot Games e acréscimos por Baekhyun Brazil.

Seguindo os boatos sobre abertura de uma empresa própria e artigos maliciosos envolvendo seu nome, ontem (8) Baekhyun veio a público por meio de uma live no Instagram para esclarecer o assunto. Abaixo você pode conferir uma transcrição do que ele disse.

Olá, pessoal. Aqui é o Baekhyun. Acho que preciso falar isso para vocês primeiro, eu escrevi o que preciso falar porque não estou confiante em conduzir uma história longa por conta própria. Vou ler para vocês.

De fato, acho que vocês irão descobrir mais tarde que as fofocas e o que tem sido postado hoje não são verdadeiros. Eu realmente não queria ter que falar sobre isso hoje, mas fiquei muito chateado que os fãs que gostam de mim ficaram tão machucados com tantos desentendimentos e comentários que foram criados como se fossem verdades. Então eu entrei numa live no Instagram para falar sobre mim para vocês.

Na verdade, acabei de chegar da aula de canto, então peço compreensão caso minha voz não esteja boa ou esteja estranha já que está bem tarde.

Muitas pessoas estão curiosas sobre isso. Eu separei algumas perguntas para responder.

Primeiro ponto: Por que a disputa com a SM ocorreu? Tem muito, muito tempo que eu estive curioso sobre os pagamentos e questões contratuais. Na ausência do Professor Lee Sooman, ocorreram várias situações/problemas diferentes. Tais situações atiçaram a minha curiosidade. Então eu pensei “Oh, eu quero checar isso por conta própria”.

Nos dois anos que estive no exército, fiz minhas aulas de canto assiduamente. Durante meu serviço, dei muitas opiniões para nossa equipe de A&R (artistas e repertório), “e se fizéssemos isso? E se fizéssemos aquilo?”. Quando completei meu serviço, pensei na melhor forma de lançar o meu álbum para os fãs que esperaram pelos últimos dois anos. Entretanto, assim como em todos os lugares, existem regras a serem seguidas na empresa, e eu não podia quebrá-las. Depois de comunicação e compreensão mútua, chegamos a um acordo, e após revisões contratuais, tenho uma relação boa e de apoio mútuo com a SM.

Segundo ponto: Sobre a “One Signature”. Não queria falar para vocês sobre isso dessa forma. É uma das coisas as quais tenho preparado, então não me sinto bem em ter que anunciar isso assim. Entretanto, acho que é mais importante sanar as dúvidas e curiosidades de todos.

One Signature é uma empresa que estou começando com o meu amigo, Kasper, com a intenção de treinar bons coreógrafos e dançarinos. Não tem nada concreto ainda, estamos conduzindo muitas pesquisas e testes na intenção de produzir ótimos resultados por um bem maior.

Vou contar para vocês mais sobre isso depois, mas a minha empresa não irá se chamar One Signature, terá um nome diferente. Em um bom dia, com um sorriso no rosto, eu irei anunciar isso para todos de forma apropriada e oficial.

Terceiro ponto: Por que você pegou um empréstimo de 13 bilhões de wones para comprar a casa do Presidente Cha? (Contexto: O Presidente Cha é o representante da LANUVO, a cobertura em UN Village).

Acho que muitas pessoas estão curiosas sobre esse assunto. O artigo alega que usarei o dinheiro do empréstimo para ir ao âmbito público e faturar uma enorme quantia de dinheiro sobre ele, mas isso não está legalmente correto. Abertura de capital é legalmente impossível.

A razão pela qual eu peguei um empréstimo de 13 bilhões de wones é mais como uma pequena promessa para mim mesmo. Quer dizer, pode ser considerada uma grande promessa também…

Eu vou conduzir a minha própria empresa. Vou conduzir a minha própria empresa e também estarei na SM. Vou continuar a trabalhar com os membros do EXO. Eu peguei esse empréstimo para que enquanto eu estiver vendo como minha empresa opera, até que eu tenha um resultado satisfatório, eu não pegue leve, eu não esteja satisfeito, eu trabalhe ainda mais duro. Eu quero viver com um peso nas costas. Foi dito que eu ganhei esta casa, mas a quantia do empréstimo está exclusivamente sob o meu nome. Estou pagando a dívida por conta própria.

O Presidente Cha é um amigo de longa data de minha família, meus pais e os pais dele têm uma relação que é praticamente como a de uma família. Não sabia que isso viraria um problema tão grande, mas se houvesse algum tipo de relação injusta/inapropriada, acho que o Presidente Cha não teria trabalhado comigo na preparação da One Signature.

Enfim, quarto ponto: Por que você não está lançando álbuns? Você esqueceu da sua paixão inicial de ser um cantor? Como eu disse antes, ao decorrer dessa disputa, eu consolidei minhas intenções e desejos de me tornar um produtor, coisa que tenho há um tempo. Francamente, apesar de querer muito ser produtor, tem muita coisa que eu não sei. Não sei sobre operações e gerenciamento, estou buscando por muitos conselhos de muitas pessoas e eu sou muito grato por isso.

Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecê-las. Estudei e me envolvi pessoalmente com as coisas. Por exemplo, fui a reuniões sobre lançamento e distribuição de álbuns digitais e físicos, reuniões sobre mercadorias/produtos. Encontrando pessoalmente os representantes e indo a várias reuniões.

Estou na SM desde 2011. 9 anos excluindo o período de serviço militar, 11 anos incluindo o serviço militar e 12 anos incluindo o período de treinamento. Fazendo e vivenciando as coisas que foram feitas por mim pelas outras pessoas no passado, eu aprendi muito e ainda tenho muito a aprender.

Além disso, é verdade que o presidente Cha e o CEO MC Mong, que vêm sendo constantemente discutidos, me aconselham muito quando me deparo com algo que não entendo ou não tenho certeza.

A razão pela qual não estou lançando álbuns não é porque eu perdi minha paixão inicial. Acho que esse é um momento importante em minha vida, e com tal mentalidade, não acho que eu seja capaz de me dedicar para a preparação do álbum. Se tratando de um álbum que será lançado sob o meu nome, eu quero me preparar para ele de forma apropriada e com mais certeza, portanto ele precisou ser adiado.

Minhas sinceras desculpas às muitas pessoas e EXO-Ls que me amam e me apoiam, por sempre terem que esperar por mim, inclusive pelo meu período de alistamento no exército. Foi muito difícil para mim ver os EXO-Ls cansados e tendo dificuldades por causa de toda essa situação confusa. Não quero fazer vocês esperarem, então já me decidi.

No próximo ano, eu poderei controlar as coisas já que será a minha empresa e eu não precisarei seguir as ordens de ninguém. Para os nossos EXO-Ls, não será apenas uma turnê internacional, mas uma turnÊ mundial, e até a festa de lanches que mencionei no passado apesar de não podermos comer o lanche.

Desculpa. Recebi uma ligação.

Resolvi que queria fazer vocês felizes com pequenas festas e várias coisas. Por favor, aguardem ansiosos pelo caminho que eu, Baekhyun, irei traçar no futuro.

Como eu sempre disse, as pessoas me enchem com quantidades infinitas de amor, e estou sempre vivendo com um coração grato. Não acho que sou uma pessoa que se aproveita disso, mas alguém que deseja retribuir ainda mais tudo o que recebe.

Espero que isso tenha sanado um pouco a sua curiosidade.

Para quem acha que estou meio quebrado, pode se acalmar. Sou o tipo de pessoa que precisa entender das coisas que não entendo, e se tiver algo que eu quero, eu devo ir buscá-las. Assim como as minhas aulas de canto.

Peço desculpas por cansá-los com tudo isso e também me preocupo que vocês percam o sono depois dessa live no Instagram. Pela última vez, quem cria rumores sem fatos reais, para parecer uma história verdadeira, e quem os espalha como verdade, eu não acho que poderei mostrar nenhuma tolerância/misericórdia mais [a essas pessoas], desculpe. Não quero causar mais problemas para os EXO-Ls e eu não quero prejudicar o nome do EXO. Não quero causar prejuízo aos meus membros. Irei trabalhar duro no futuro para que sempre que vocês olharem seus telefones/a internet, que vocês vejam apenas notícias boas que os façam felizes.

Por favor, descansem bem. Estou extremamente nervoso, então não estou conseguindo falar muito bem… Espero que vocês tenham um dia tranquilo quando acordarem amanhã e muito obrigado.

Muito obrigado por me escutarem por tanto tempo a essa hora da noite. Serei alguém que irá trabalhar duro para retribuir tudo.

Obrigado.

 

Logo após, Baekhyun abriu mais uma live e falou:

Ah, tem uma coisa que esqueci de falar. Quando se trata de estabelecer uma empresa privada, a SM também concordou positivamente com isso. Por isso estou falando a respeito de uma empresa privada. Não é meu comportamento dogmático. Por isso eu acho que um artigo que dizia que houve um acordo saudável, consulta e revisão com a SM foi publicado. Eu liguei a live de novo para dizer isso. Acho que foi a parte que eu esqueci de contar. Enfim, espero que você possa sentir minha sinceridade ao menos um pouquinho. Tenho certeza que têm pessoas preocupadas e ansiosas comigo por eu estar abrindo uma empresa privada, mas darei meu melhor. Por favor, aguardem ansiosos. Por favor, deem muito apoio. Como sou um novato em ser representando/presidente (CEO), eu vou renascer como uma empresa que valoriza suas opiniões e se comunica muito. Então acho que é uma empresa que nós faremos com vocês. Por isso eu realmente queria que vocês soubessem que não estou sozinho. Boa noite a todos.


 

Em 19 de junho, a SM Entertainment divulgou uma declaração conjunta com os três membros do EXO, afirmando que eles resolveram suas diferenças e concordaram em continuar como EXO com seus contratos.

Leia a declaração completa abaixo:

 

Olá, aqui é a SM Entertainment.

Abaixo está o comunicado conjunto entre a agência e os artistas da agência Byun Baekhyun, Kim Jongdae e Kim Minseok (a partir de agora referidos como “os três artistas”).

Recentemente, a agência e os artistas da agência continuaram a levantar questões publicamente com nossas diferentes posições. Em relação a isso, a empresa e os três artistas pedem sinceras desculpas por causarem preocupação para as várias pessoas que apoiam o EXO.

Após isso, a empresa e os três artistas tiveram bastante tempo, em que discutimos abertamente todas as questões. Através disso, resolvemos as diferenças causadas por mal-entendidos e temos o prazer de informá-los que chegamos a um acordo mutuamente amigável. Nossa declaração organizada é a seguinte:

Primeiro, a empresa e os três artistas vão reconhecer e manter a relação contratual ao realizar as atividades programadas do EXO de forma mais ativa e contínua através do processo de discussão e correção de certas partes.

Nós ouvimos atentamente e entendemos todos os pensamentos dos três artistas, e nós também transmitimos nossa posição a respeito disso em detalhes. Os três artistas também abriram seus corações, e eles entenderam nossa posição a respeito dos contratos de artistas. Portanto, a empresa e os três artistas vão realizar um processo de discussão mutuamente igualitário, assim como correções, e prometemos fortalecer ainda mais nosso relacionamento futuro. Além disso, a empresa vai apoiar os três artistas para que cada artista possa realizar atividades promocionais de novas maneiras, mostrando plenamente a individualidade de cada um.

Em segundo lugar, gostaríamos de dizer que houve um mal-entendido sobre a intervenção de terceiros.

Inicialmente, recebemos uma denúncia de que um terceiro estava abordando os três artistas com intenção injusta, e afirmamos que essa era a principal causa da disputa. No entanto, através dessa discussão, entendemos que houve um mal-entendido sobre o envolvimento de um terceiro. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para pedir desculpas aos envolvidos por causar preocupação com nosso anúncio.

A empresa e os três artistas gostariam de expressar nossas desculpas aos fãs, bem como aos membros do EXO além dos três artistas e daqueles que confiaram e esperaram pelo EXO, e faremos o possível para retribuir o apoio de muitas pessoas que estiveram ao nosso lado.

Por último, através desse incidente, pudemos pensar sobre as preocupações pessoais de nossos artistas, assim como a direção do crescimento de nossa agência após o lançamento da SM 3.0. Graças ao apoio dos fãs, gostaríamos de planejar o futuro da SM 3.0 mais desenvolvida e madura. Sob os novos valores alterados e desenvolvidos da SM 3.0, iremos fortalecer e solidificar ainda mais a cooperação mútua e o respeito com nossos artistas.

Obrigado.

Em 5 de junho, o representante legal do Baekhyun, Chen e Xiumin anunciou que havia apresentado uma reclamação à Comissão de Comércio Justo em 4 de junho contra a SM Entertainment e a agência respondeu com sua decisão em uma declaração separada.

Em resposta, os advogados de Baekhyun, Chen e Xiumin divulgaram uma declaração detalhada ainda hoje para refutar as últimas alegações da agência.

Leia a íntegra do comunicado abaixo:

Em nome de nossos clientes, apresentamos uma reclamação à Comissão de Comércio Justo (doravante “CCJ”/”FTC”) em 4 de junho de 2023 contra a SM Entertainment por “abuso de poder”. A respeito disso, a SM compartilhou um comunicado de imprensa oficial em 5 de junho.

Com relação a isso, refutaremos cada reclamação, caso a caso. Além disso, os membros gostariam de contar aos fãs em detalhes sobre o que está acontecendo.

  1. Como (ex-membro do EXO) Tao é o caso de um trainee chinês, foi uma situação diferente desde o início, então não é válido alegar que o julgamento anterior da FTC, as ordens corretivas emitidas duas vezes contra SM e nosso relatório estão incorretos por causa desse caso.

Citando a decisão judicial sobre Tao, SM está alegando que os termos de seus contratos de artistas já foram reconhecidos como justos em 2018. No entanto, isso é diferente da verdade.

Primeiro, como Tao é chinês, ele era um trainee que deveria promover no exterior desde que assinou seu contrato exclusivo. Ao contrário disso, Baekhyun, Xiumin e Chen são todos coreanos, então quando assinaram seus contratos exclusivos, eles eram trainees cujas promoções no exterior não foram decididas. No entanto, no momento da assinatura do contrato de exclusividade para esses três artistas cujas promoções no exterior ainda não haviam sido decididas, a SM deliberadamente os fez assinar um acordo anexo que estendeu o período do contrato de exclusividade por três anos com base na expansão no exterior.

Especialmente no caso do Baekhyun, após esse contrato de exclusividade, ele foi designado como membro do EXO-K (“K” é uma abreviação de “Korea”) e promovido na unidade doméstica do EXO na Coreia do Sul, então é injusto que ele tenha sido forçado a assinar um acordo anexo para uma extensão de três anos por causa de promoções no exterior. Além disso, no caso de Xiumin e Chen, suas promoções na Coreia e no exterior não foram decididas no momento da assinatura do contrato exclusivo, mas os acordos anexos para uma extensão de três anos foram concluídos indiscriminadamente e eles foram designados para promover na China após assinando o contrato exclusivo, então o ato injusto de primeiro prorrogar um contrato por três anos para trainees cujas promoções no exterior ainda não foram decididas ainda existe.

Como já apontado, em 13 de janeiro de 2011, a SM foi ordenada a tomar medidas corretivas de acordo com a resolução FTC nº 2011-002: “Ao assinar contratos exclusivos com estagiários que aspiram a ser celebridades, o examinando (SM) usou sua posição comercial e aplicou indiscriminadamente um período de contrato alargado a todos os estagiários, sem considerar as circunstâncias individuais de cada estagiário, alegando a expansão no estrangeiro como motivo mesmo quando esta não foi confirmada no momento da contratação, não devendo repetir o ato de prejudicar os estagiários, que são as contrapartes do negócio”.

Apesar disso, a SM está aumentando deliberadamente o período exclusivo de três anos por meio de acordos anexos. É claro que este é um ato ilegal que se opõe diretamente à ordem corretiva do FTC.

Ao fazer os contratos exclusivos começarem a partir da data de estreia/debut, a SM está assinando contratos exclusivos com antecedência com os trainees, mas quando não está decidido quando um deles estreará, que tipo de grupo eles promoverão ou se promoverão no exterior no momento da assinatura, não é permitido prorrogar os contratos por três anos por meio de um acordo anexo.

Nossos artistas imaginam que, mesmo agora, quando a SM assina contratos com trainees, eles estão usando indiscriminadamente/deliberadamente acordos anexos para adicionar três anos com base em promoções no exterior. Por descumprir as medidas corretivas do Artigo 49, Parágrafo 1º do Artigo 125, Parágrafo 1º da Lei de Monopólio e Comércio Justo, trata-se de ato criminoso passível de pena de reclusão de até dois anos ou multa de até 150 milhões de won (aproximadamente $ 115.100).

A racionalização¹ contínua da SM, que manteve contratos injustos sem correção mesmo depois de receber ordens corretivas duas vezes, é simplesmente embaraçosa. Esta é a razão pela qual a FTC deve investigar os contratos exclusivos que a SM assinou com seus trainees e artistas.

 

¹Procedimento de teor defensivo através do qual uma pessoa demonstra uma explicação
plausível, ou moralmente aprovável, para ações, comportamentos, sendo que os reais
motivos não são percebidos.

 

  1. Ao contrário do comunicado de imprensa da SM, nosso advogado e artistas ainda não receberam relatórios de acordo.

Hoje (5 de junho) às 8h (KST), a SM compartilhou um comunicado à imprensa afirmando que fornecerá cópias dos relatórios de liquidação e, de acordo, nosso representante legal compartilhou a cópia assinada pelos artistas de um acordo de confidencialidade para a SM.

No entanto, mesmo no horário atual de 18h (KST) hoje, quando o horário de trabalho acabou, a SM não forneceu nenhum relatório de liquidação afirmando que “os relatórios de liquidação ainda não estão prontos”.

 

  1. Para os fãs do EXO que provavelmente estão passando seus dias nervosos devido às nossas notícias preocupantes e não felizes, Baekhyun, Xiumin e Chen querem explicar as situações passadas em detalhes.

3.1. Apaziguamento consistente e configuração da atmosfera.

Nós, que assinamos contratos exclusivos com a SM em junho de 2010 e maio de 2011, respectivamente, recebemos renovações de contrato da SM por volta de dezembro do ano passado, cerca de um ano antes de nosso 12º e 13º anos, estendendo nossos contratos existentes por cinco anos para um total de 17-18 anos.

Nossos membros nomearam um advogado para revisão no processo de renovação de contrato e naquela época o contrato era injusto, então solicitamos revisão oito vezes, mas a SM não aceitou. Vimos apenas a firme determinação da empresa em não mudar nada no contrato. Por fim, quase nada do que solicitamos foi alterado no contrato.

Embora tenhamos achado injusto, não tivemos escolha a não ser assinar, porque havia um apaziguamento consistente e uma atmosfera difícil de desfazer. Fomos informados de que, se um indivíduo não renovar seu contrato, os membros restantes ou toda a equipe poderiam ficar em desvantagem.

Na época, a SM disse que desejava que todos estivessem de acordo em relação à decisão da renovação do contrato dos membros, mas também disse a Baekhyun: “Você tem que assinar para que os outros membros possam receber esse valor de um depósito de contrato”, pressionando-o e pedindo sua renovação. Como isso foi antes da ativação da renovação, eles também afirmaram que o contrato poderia ser cancelado a qualquer momento. Na época, Baekhyun estava no meio de seu serviço militar.

Em meio à atitude contraditória da SM e aos vencimentos de contrato que diferiam para cada membro, a fim de manter as promoções tranquilas do EXO, Baekhyun não teve escolha a não ser assinar a renovação do contrato com o coração intimidado e resignado, mesmo que ainda faltasse um ano de seu contrato exclusivo.

Embora tenhamos solicitado oito vezes a revisão (para a renovação do contrato), foi um processo em que até o uso da palavra “revisão” foi constrangedora, e foi uma renovação do contrato que não refletia em nada os pedidos. Apesar disso, a única razão pelo qual assinamos o contrato de renovação foi para permanecer leal aos membros do EXO e proteger o EXO. Para ser sincero, é verdade que assinamos basicamente desistindo do conteúdo do contrato.

O que aconteceu quando estávamos desamparados foi a ponto de pensarmos que a atmosfera longa que se fechava no grupo, exclusiva da SM, era semelhante ao “gaslighting (manipulação)”, que tem percorrido na mídia atualmente.

3.2 Processos injustos que vão além do conteúdo injusto.

O processo contratual, e não apenas o conteúdo, era injusto.

Na época, apesar de o contrato precisar ser entregue logo após a assinatura, a SM pegou de volta o contrato e não nos foi entregue. Passados alguns dias e a nosso pedido, os contratos foram-nos entregues.

Além disso, devido à declaração de que o depósito contratual é pago um ano após a data de assinatura, nossos membros ainda não receberam o depósito total do contrato.

Também é estranho que nossas renovações de contrato tenham sido feitas às pressas e repentinamente cerca de um ano antes do período de renovação do contrato.

Depois de fechar contratos conosco rapidamente, várias notícias surgiram sobre uma batalha de aquisição em torno da SM. Não podíamos deixar de questionar: “Ah, é por isso que nossos contratos com quase um ano restantes foram antecipados e assinados?”.

Ao mesmo tempo, não podíamos deixar de nos perguntar inúmeras vezes se assinar este contrato questionável era realmente um ato para proteger o EXO e os membros do EXO, e a conclusão ao final dessas perguntas foi “Vamos tentar, mesmo que apenas uma vez, por causa dos que são preciosos [para nós]”.

3.3 Nenhuma explicação de mudanças significativas na empresa.

Na situação da agência ser repassada, a SM não deu aos artistas nenhum tipo de entendimento, comentário ou explicação. Como se fôssemos estranhos à agência, tínhamos que descobrir em que tipo de situação a empresa se encontrava por meio de reportagens. Não podíamos deixar de ficar atordoados.

O que sentimos durante o processo de aquisição foi que a agência não se importava nem um pouco conosco. Tínhamos até o triste pensamento de que éramos apenas cúmplices e súditos que tinham que cumprir o que a agência dizia de qualquer jeito.

3.4 Infração de receita com a qual os artistas lidam há décadas.

Quando questões como o Like Planning encheram ruidosamente a mídia, foi descrito como se apenas os interesses da SM como empresa e seus acionistas tivessem sido infringidos por muito tempo, mas ninguém prestou atenção ao fato de que os interesses de nós, artistas e os funcionários, que realizam atividades lucrativas com a SM, também foram bastante prejudicados.

Podemos facilmente adivinhar que, nos últimos 12 e 13 anos, da receita registrada em nosso extrato de contas, uma quantidade significativa de lucros foi retirada de maneiras irracionais e incompreensíveis, seja sob o disfarce de taxas de produtores, royalties ou qualquer outro motivo.

Antes de a SM afirmar “De agora em diante, não haverá situações como no passado”, achamos que deve haver um processo em que eles reconheçam claramente como foi o passado e expliquem para nós, artistas, fãs, o público e acionistas. Acreditamos que a partir daí, um novo começo será possível.

Quando a companhia estava em estado de desordem, eram seus artistas que estavam ainda mais desordenados. Enquanto todos tinham dúvidas, éramos nós que não podíamos dar um passo à frente.

3.5 Sete solicitações para compartilhar relatórios de liquidação.

Nunca imaginamos que obter relatórios de liquidação de nossa agência seria tão difícil.

Receber relatórios de liquidação é um direito básico dos artistas. Apesar de estar com eles há mais de 10 anos e trabalhar diligentemente, não podemos nem desfrutar desse tipo de direito básico? Ficamos muito desapontados. E nossas dúvidas ficaram ainda maiores.

Não sabíamos que a agência consideraria obter ajuda de um contador ou advogado e examinar os números como algo tão errado em sua declaração. Ninguém resolveu isso para nós. Embora tenhamos medo, reunimos coragem para dar um passo à frente devido ao nosso desejo saber a verdade.

Como está claro no contrato “fornecimento de dados”, como entender a afirmação despudorada de que isso significa apenas “direito de leitura”? A SM realmente pensou que a FTC e o tribunal aceitariam seu pobre argumento de que o “fornecimento de dados” no contrato era apenas o “direito de leitura”?

Acreditamos que, no mínimo, os relatórios de liquidação não devem ser confidenciais para nós, que somos as partes envolvidas. Todos os especialistas que consultamos disseram, por unanimidade, que “fornecer” e “direito de ler” têm claras diferenças.

Apenas alguns meios de comunicação e YouTubers que são próximos da SM concordam com a alegação de que é apenas um “direito de ler”. Eles estão alegando que a FTC e as autoridades judiciais aceitarão a afirmação tacanha da SM de que é apenas um “direito de ler”?

3.6. Uma palavra para os fãs do EXO.

Se tem alguém tirando vantagem das memórias, amor, juventude, esforços e paixão compartilhadas entre os membros e fãs por mais de 11 anos, acreditamos que isso deve ser corrigido. Mais do que qualquer pessoa, nós esperamos que eles tenham sido justos, mas se não foram, acreditamos que isso precisa ser corrigido.

Se a “Comunidade SM” está forçando os artistas a tolerar as injustiças do passado, pensamos que precisamos nos manifestar contra esta coerção.

Mais do que qualquer coisa, valorizamos nossos membros do EXO. Passamos metade de nossas vidas compartilhando alegrias e dores com nossos membros. Nunca trairíamos estes membros e iremos priorizar o EXO em qualquer situação.

Deixaremos a critério do público e dos nossos fãs preciosos se o fato de nós termos a coragem para nos manifestar sobre nossos direitos é um ato que trai nossos membros do EXO.

Acima de tudo, não temos medo de nada contanto que os nossos fãs estejam conosco.

 

Fonte: 1

Os representantes legais de Baekhyun, Xiumin e Chen e da SM Entertainment compartilharam atualizações sobre sua batalha legal.

Em 5 de junho, o representante legal de Baekhyun, Xiumin e Chen, do escritório de advocacia LIN, anunciaram que apresentaram uma reclamação à Comissão de Comércio Justo em 4 de junho contra a SM Entertainment por contratos abusivos.

O advogado Lee Jae Hak da Firma de Advocacia LIN, que está representando os membros Baekhyun, Xiumin e Chen do EXO (daqui em diante referidos como “artistas”), anunciou: “No dia 4, registramos uma reclamação contra a SM Entertainment por abuso injusto do poder de barganha na Comissão de Comércio Justo da Coreia (CCJC). A CCJC já havia emitido duas ordens corretivas para retificar tais comportamentos contratuais injustos em outubro de 2007 e janeiro de 2011 contra a SM. Relatamos que a SM tem se envolvido em comportamentos contratuais injustos e ignoraram estas ordens”.

“Requisitamos uma investigação das violações da SM e medidas corretivas imediatas para retificá-las, assim como uma investigação completa dos contratos exclusivos de todos os artistas da SM. A SM está, em 2023, repetindo o abuso de poder que a CCJC já havia condenado em 2007 e 2011.”

O representante continuou: “A SM já havia sido condenada por ser injusta com as cláusulas que estabelecem a data inicial do contrato como a data do debut, e o período do contrato que é excessivamente desfavorável em comparação a outros na indústria. Também foi decidido que a SM não deveria estender o período do contrato dos trainees por razões como a expansão internacional, pois isso novamente coloca os trainees em desvantagem.” 

O representante alega que a data final dos contratos exclusivos dos artistas também é problemática. Em 2007, a CCJC proibiu a prática de prolongar excessivamente o período contratual, como estabelecer o fim do contrato como o quinto ano após o lançamento do primeiro álbum ou o quinto ano após a aparição do artista em um papel de nível coadjuvante ou acima disso. Entretanto, apesar de receber a ordem corretiva da CCJC em 2007, a SM apresentou as exatas cláusulas injustas nos contratos exclusivos de Baekhyun, Xiumin e Chen em 2010 e 2011, de acordo com o representante.

“Pelo termo do contrato começar a valer a partir da data de debut, o período de treinamento deles foi adicionado ao termo de seus contratos com a empresa, que foi estendido posteriormente por mais três anos em um acordo adicional. Somando com o período de serviço militar, isso resulta em uma relação de mais de 12 a 13 anos com a empresa. A SM fez os artistas assinarem contratos exclusivos subsequentes, cada um reivindicando um termo mínimo de 17 ou 18 anos. A SM está prendendo-os ao contrato novamente um ano após o final deste”, alega o representante.

O representante conclui: “Esperamos que nossos esforços e coragem contribuam para a proteção dos direitos e interesses de nossos juniores e pelo desenvolvimento justo e saudável da indústria.”

 

A SM também lançou uma nova declaração compartilhando sua decisão sobre o assunto, onde relata que não providenciou os dados solicitados por Baekhyun, Chen e Xiumin por estar com receio de que eles fossem compartilhar o conteúdo de forma injusta/com outra agência. A declaração é a seguinte:

“Olá, aqui é a SM Entertainment.

A respeito do pedido recente de fornecer cópias dos relatórios de liquidação de Byun Baekhyun, Kim Jong Dae e Kim Min Seok (a partir de agora serão referidos como “os três artistas”), nós gostaríamos de informá-los da decisão que tomamos após considerar cuidadosamente.

  1. Relatórios de liquidação são informações confidenciais que não podem ser divulgadas a terceiros.

— No caso de um grupo, uma atenção especial é requerida pois eles também contêm informações sobre outros membros.

Relatórios de liquidação podem incluir várias informações, como os detalhes da atividade específica de cada artista, taxa e método de liquidação, adiantamento etc. Isso é informação confidencial da nossa agência, que não deveria ser exposta a terceiros, como concorrentes. Além disso, no caso de um grupo composto de diversos membros, o fornecimento dos relatórios de liquidação só é possível quando há confiança na não divulgação, pois informações de outros membros podem ser expostas.

Em primeiro lugar, nossa agência esteve fornecendo constantemente aos nossos artistas oportunidades de visualizar os detalhes do acordo. Na verdade, houve artistas que tiveram perguntas ou opiniões sobre os detalhes do acordo ou pediram por explicações adicionais, e nós explicamos por completo em cada vez.

  1. Reclamações do representante legal dos três artistas.

— Eles permanecem em silêncio sobre nossos pedidos de acordo de confidencialidade, como se não houvesse envolvimento de terceiros e apenas repetem seu pedido por cópias dos relatórios de liquidação.

— Eles oficializaram que não há envolvimento de terceiros apenas para a mídia e não para nós.

Sob as circunstâncias onde o envolvimento de terceiros está sendo relatado através de vários canais, a nossa empresa está preocupada com a existência de outra intenção negativa do representante legal dos três artistas e dos seus pedidos de fornecimento de cópias mencionando a rescisão de contratos, embora tenham a oportunidade de nos visitar a qualquer momento para rever os relatórios de liquidação e apresentar as suas opiniões.

Por conta dessas preocupações, quando recebemos o pedido de fornecer as cópias dos três artistas, nós repetidamente pedimos [para o representante dos três artistas] confirmação de aspectos como “se os três artistas assinaram um contrato duplo com um terceiro que possa violar nosso contrato de exclusividade” e “se eles representam apenas os três artistas”. Também é verdade que o representante dos três artistas sempre se manteve em silêncio às nossas perguntas.

Recentemente, o representante dos três artistas deixou claro para a imprensa, e não para a nossa agência, que não há envolvimento de terceiros nas ações dos três artistas ou que o pedido de fornecer cópias dos relatórios de liquidação é apenas um direito legítimo dos três artistas. Internamente, muitos estão expressando preocupações sobre a confiabilidade do representante dos três artistas e se não há envolvimento de terceiros, apesar das inúmeras denúncias e circunstâncias [nota: alegação desmentida].

  1. A decisão da empresa para o EXO.

“Nós decidimos que vamos fornecer cópias dos relatórios de liquidação com o consentimento e compreensão dos membros do EXO na premissa que esses três artistas e seu representante legal não as utilizem para razões injustas. Faremos nosso melhor para não interferir nas atividades do EXO.

Após deliberação, contanto que recebamos a confirmação que os três artistas e seu representante legal não irão utilizar os relatórios para outros fins injustos que não seja verificar os detalhes de pagamento, a empresa decidiu fornecer cópias dos relatórios de liquidação para os três artistas. Ademais, explicamos a situação para os membros do EXO além dos três artistas, e pedimos seus consentimentos e compreensão a respeito do fornecimento de tais documentos.

Através dessas medidas, a empresa espera que possamos transmitir nossos sentimentos sinceros de amor e cuidado com todos os membros do EXO assim como com os fãs que valorizam o EXO.

A respeito da questão levantada pelos três artistas, diversas denúncias estão sendo feitas acerca da empresa, mas não iremos refutá-las detalhadamente, uma por uma. Entretanto, queremos esclarecer que contratos não são encerrados através de uma notificação unilateral com evidências insuficientes. Além do mais, além de responsabilizar legal e moralmente aqueles que estão dando conselhos errados para terceiros ou os três artistas, continuaremos a fazer nosso melhor para chegar a um acordo mútuo com os três artistas que tanto valorizamos. Daremos nosso melhor para não interferir nas atividades do EXO, as quais os fãs estão antecipando.

Obrigado.”

 

Fontes: 1 e 2

Após a declaração inicial anunciando a terminação dos seus contratos com a SM Entertainment, Baekhyun, Xiumin e Chen do EXO lançaram uma nova declaração através de seu representante legal, que refuta a declaração do dia 1 de junho da SM Entertainment.

Leia a declaração completa abaixo:

Esse é o advogado Lee Jae Hak do escritório de advocacia LIN, representando os integrantes do EXO Baekhyun, Xiumin e Chen (Byun Baek Hyun, Kim Min Seok, Kim Jong Dae, de agora em diante, “artistas”). Abaixo, eu vou compartilhar a posição dos artistas a respeito das alegações feitas pela SM Entertainment (de agora em diante, “SM”) no dia 1 de junho.

1. A alegação da SM sobre a intervenção de uma influência externa foge da essência que é apenas o exercício de direitos dos artistas e é adicionalmente uma informação falsa com o objetivo de enganar a opinião pública.

Os artistas se sentem angustiados após verem a declaração oficial da SM, que continua falando sobre força externa de terceiros. Eles se sentem especialmente angustiados, pois a declaração parece mostrar claramente a perspectiva com a qual SM vê os artistas.

É uma influência de terceiros novamente?

Nossos artistas são definitivamente adultos que podem pensar por si mesmos e se responsabilizar por suas próprias decisões, e eles são indivíduos com pensamentos e julgamentos independentes. Eles sentiram dúvidas por uma década e reuniram uma coragem temerosa e difícil, com o pensamento de que as questões que eles não ousaram levantar como rookies, deveriam ao menos serem levantadas agora.

Nossos artistas escutaram e perguntaram para várias pessoas ao redor deles sobre o que é certo e o que eles precisavam fazer para encontrar soluções sábias. Dessas pessoas ao redor deles, existem famílias e conhecidos, veteranos e juniores da indústria da música, colegas e até mesmo staffs que trabalharam com os artistas.

Entre esses indivíduos, existem aqueles que compartilharam preocupações, aqueles que compartilharam um encorajamento caloroso, e aqueles que também expressaram apoio. Em resposta, nós devemos perguntar se todas essas pessoas são influências terceiras, maliciosas ou prejudiciais.

Nossos artistas são claramente seres humanos que podem fazer decisões por si mesmos e tormar ações por si próprios.

A decisão de procurar por seus direitos (como solicitar dados de liquidação) foi feita por eles mesmos após longa deliberação e profunda reflexão, definitivamente não é devido a intervenção influências externas.

Adicionalmente, SM está alegando que nossos artistas assinaram ou tentaram assinar contratos duplos, mas os três indivíduos não assinaram e nem tentaram assinar outros contratos exclusivos além de seus atuais contratos com a SM. A SM deve abster-se de fazer afirmações falsas.

A empresa disse apenas que permitiria a “visualização” dos dados de liquidação e não permitiria a “provisão” por conta da preocupação do compartilhamento com partes externas. No entanto, mesmo que os artistas recebam os dados de liquidação e a consulta fosse não apenas de seu representante legal, mas também de contadores ao seu redor ou de qualquer outra pessoa, isso seria apenas o exercício dos direitos dos artistas. Mesmo em seus contratos exclusivos, não há regulamentação que diga que os artistas não podem mostrar a ninguém os relatórios que lhes são fornecidos e devem apenas revisá-los sozinhos. Os contratos, na verdade, incluem uma cláusula de que os artistas podem revisar os dados fornecidos a eles pela SM por 30 dias e devem recorrer quando necessário.

SM nem mesmo forneceu dados de liquidação, e seu representante legal e outras celebridades os alertaram sobre a injustiça dessa situação. Isso inevitavelmente levanta a questão de quem deveria estar criticando o erro de quem nessa situação.

Nós gostaríamos de afirmar novamente que a essência e a verdade desse caso é que os artistas e seus representantes legais requeriram consistentemente o fornecimento dos dados de liquidação, mas a SM eventualmente recusou, o que levou a terminação do contrato.

2. De acordo com seus contratratos exclusivos, seus relatórios de liquidação deveriam ser fornecidos, então apenas permitir a visualização não pode ser visto como obrigação sendo cumprida.

A premissa das alegações da SM é que permitir a visualização dos relatórios de liquidação é cumprir a obrigação da SM. No entanto, de acordo com seus contratos exclusivos, está contratado que os relatórios de liquidação deveriam ser fornecidos. Logo, apenas permitir a visualização desses relatórios, não pode ser visto como o cumprimento de uma obrigação.

O Artigo 14 Parágrafo 5 do contrato exclusivo assinado entre a SM e os artistas, regula: “Juntamente com cada pagamento de liquidação, A SM deve fornecer o relatório de liquidação ao artista. O artista pode apresentar apelações por 30 dias a partir da data em que o relatório de liquidação foi recebido por motivos como: se os custos deduzidos foram supercalculados ou se a receita do artista foi subcalculada, e a empresa deve fornecer fielmente a base para a liquidação.”

Portanto, os dados devem ser fornecidos e não só disponíveis para visualização, e o apelo do período de 30 dias também é medido a partir do dia em que o relatório é recebido, não a partir do dia que o relatório é visualizado.

Em adição, a SM e os artistas assinaram um acordo adicional por volta de 2014, e o Artigo 4 regula: “A empresa fornece a base para liquidação observada no Artigo 2 e Artigo 4 junto a cada pagamento (parágrafo 1)”  e “De acordo com o contrato de exclusividade, a empresa deve fornecer um relatório de liquidação detalhado uma vez por ano em junho, e o artista pode solicitar da empresa uma explicação sobre isso (parágrafo 2)”. Isso também regula que os relatórios de liquidação detalhados devem ser fornecidos.

Quando se trata do direito dos artistas de saber, e proteção dos seus direitos de propriedade, existe uma grande diferença entre fornecer dados e permitir a visualização destes, ao ponto de ser difícil compará-los. Especialmente porque os relatórios de liquidação são dados dentro do território de propriedade da SM, nós queremos perguntar em troca se a precisão dos dados podem ser confirmadas por simplesmente dizer aos artistas para irem conferir com eles. E também, o Artigo 14 Parágrafo 5 de seus contratos exclusivos concede um período de revisão de 30 dias a partir do dia em que os relatórios são recebidos, e os contatos exclusivos declara que os artistas devem revisar os dados suficientemente por 30 dias e apresentar recursos, se necessário.

Está contratado que os relatórios de liquidação podem ser completamente revisados por 30 dias, mas dizer aos artistas para irem vê-lo e sair, é apenas construir uma justificativa para a afirmação da SM, “De qualquer forma, nós mostramos para você os dados, então não cumprimos nosso dever?” E porque nós pudemos especular esse tipo de intenção da SM, não pudemos especialmente desistir de receber os relatórios e concordar em apenas visualizá-los.

Por razões como essa, O Formulário de Contrato Exclusivo Padrão da Comissão de Comércio Justo para Artistas também declara: “Quando requerido pelo artista, a empresa deveria fornecer para ele o relatório de liquidação juntamente com o pagamento”, regulando de que deveria ser, de fato, fornecido.

Fundamentalmente, trazer continuamente à tona a invasão de informações comerciais confidenciais e se recusar a fornecer dados quando os artistas pedem para receber relatórios sobre os resultados de suas atividades não justifica o ato de quebrar contratos de exclusividade.

3. Os artistas e seu representante legal requeriram consistentemente o fornecimento dos relatórios de liquidação. O fato de que a SM eventualmente se recusou (a fornecer) e nos levou a notificar a terminação do contrato exclusivo é o ponto principal desse caso.

Como mencionado antes, sob a premissa de que é suficiente permitir que os artistas visualizem os dados de liquidação, SM alega que os artistas não haviam levantado nenhum problema com os dados antes e de repente solicitaram e os notificaram sobre a rescisão do contrato após a nomeação de seus novos representantes legais.

É direito legítimo dos artistas de requerir os relatórios de liquidação de acordo com seus contratos exclusivos. E os artistas tomaram medidas após o representante legal prestar uma consultoria jurídica sobre seus direitos legítimos. A alegação da SM, “os artistas de repente começaram as reivindicações assim que seu representante legal mudou”, sobre a ação dos artistas não é diferente de dizer-lhes para que nunca exerçam seus direitos legítimos. Acima de tudo, alegar que os artistas estão sendo persuadidos por alguém a exigir o fornecimento de relatórios de liquidação é um ato de ignorar o alto nível de conhecimento dos artistas sobre seus direitos e percepções. No processo de negociação, nós confirmamos o alto nível de conhecimento dos artistas sobre seus direitos na realização do direito deles de saberem.

E assim como os registros de nossas solicitações por meio de certificações de conteúdos permanecem objetivamente, os artistas e seu representante legal requeriram consistentemente o fornecimento dos relatórios de liquidação desde o início. Então, a SM manteu sua posição de que apenas visualizar os dados de liquidação deveria ser suficiente. No entanto, como foi visto antes, a alegação da SM não está de acordo com os contratos exclusivos, e é por isso que não pudemos aceitar, e como a lacuna entre as posições das partes não poderia ser reduzida ao final, os artistas e seus representantes legais decidiram rescindir os contratos de exclusividade de acordo com o precedente.

Para reafirmar o precedente, um contrato exclusivo é baseado em um alto grau de confiança. Por isso, se a agência não cumpre sua obrigação de providenciar os relatórios de que liquidação, o direito dos artistas de revisar a liquidação de lucros e apresentar uma objeção contra a empresa não são propriamente garantidos, resultando na falha em fornecer relatórios de liquidação como motivo para rescindir o contrato exclusivo (refere-se a ordem do Tribunal Superior de Seul de 2019Na2034976 em 31 de janeiro de 2020. Resumindo, os relatórios de liquidação devem ser fornecidos).

É assim que a situação progrediu entre a SM e os artistas relacionados aos dados de liquidação até agora. No entanto, alegar que os artistas ou seus representantes legais mudaram de posição repetidas vezes está longe da verdade e é um ato de distorcer e modificar o ponto principal deste incidente.

4. O problema com períodos excessivamente longos de contratos exclusivos, o que é unilateralmente desfavorável para artistas além do mínimo razoável.

Conforme já abordado no primeiro comunicado de imprensa, os artistas previamente assinaram um contrato exclusivo com a SM por mais de 12 a 13 anos. Isso está extremamente longe do período de 7 anos de contrato determinado pelo Formulário de Contrato Padrão Exclusivo da Comissão de Comércio Justo para Artistas e é unilateralmente desfavorável para os artistas, ao ponto de que excede o mínimo razoável.

SM está tentando reivindicar um período de contrato de pelo menos 17 a 18 anos para os artistas, respectivamente, fazendo com que eles assinem os contratos exclusivos subsequentes novamente, como se período de 12 a 13 anos de contrato não fosse o suficiente para eles.

Gostaríamos de pontuar novamente que o ato de assinar um contrato exclusivo subsequente se enquadra no Artigo 45, Parágrafo 1 (6) do Regulamento de Monopólio e Lei do Comércio Justo: “O ato de implementar as transações, aproveitando-se indevidamente de sua posição”. Em outras palavras, consideramos que forçar um período de contrato de longo prazo usando um contrato de exclusividade subsequente se enquadra separadamente em “Fornecimento Obrigatório de Benefícios Econômicos” ou “Imposição de Desvantagens” na Tabela 2 anexa do decreto da lei.

Com relação a isso, a SM argumenta que não é razoável para os artistas, que possuíam um advogado de um grande escritório de advocacia como seu representante legal no momento da assinatura dos contratos de exclusividade subsequentes, de repente começarem a alegar que os contratos de exclusividade subsequentes são injustos assim que seu representante legal mudou.

No entanto, afirmar que existe um problema com o ato de alegar que os contratos objetivamente injustos são injustos porque nomearam um novo representante legal apenas obscurece a essência desta questão.

De acordo com o Artigo 5, Parágrafo 1 do contrato de exclusividade posterior: “Esse contrato é válido por 5 anos a partir de… No entanto, caso o número mínimo de álbuns estipulado no Artigo 4º, Parágrafo 4º não seja lançado no mesmo prazo, o prazo do contrato será automaticamente prorrogado até que a condição seja cumprida.” Não existe nem mesmo um limite máximo da duração dessa extensão de período automática.

Assim sendo, o artigo que estabelece que o prazo contratual será automaticamente prorrogado até que os artistas cumpram a condição de lançar um certo número de álbuns, sem ao menos um limite máximo, é certamente um contrato escravo. O representante legal pontua que isso se enquadra em “o ato de implementar as transações aproveitando-se indevidamente de sua posição”, e os artistas também estão de acordo.

Além disso, é injustificável tentar vincular os artistas ao fazê-los assinar contratos de exclusividade subsequentes que estabeleçam um período de contrato de longo prazo sem limite máximo quando ainda resta cerca de um ano nos contratos de exclusividade existentes.

Baekhyun, Xiumin e Chen estão seriamente considerando apresentar uma reclamação à Comissão de Comércio Justo sobre o ato (da SM) de assinar os contratos exclusivos existentes com tais períodos de contrato de longo prazo, bem como os contratos exclusivos subsequentes injustos.

5. Em relação às atividades futuras com o EXO.

Nossos artistas estão procurando formas de continuar fielmente às atividades do EXO junto aos outros membros, mesmo que eles terminem seus contratos exclusivos com a SM. Na verdade, durante o processo de negociação com a SM antes da rescisão de seus contratos exclusivos, os artistas preventivamente propuseram ideias de continuar com as atividades do EXO mesmo se Baekhyun, Chen e Xiumin saíssem da empresa.

Além da questão de resolver a relação jurídica com a SM, os artistas estão sincera e profundamente gratos pelo grande amor e apoio que os fãs mostraram ao EXO por muito tempo. Não importa como a questão legal seja resolvida no futuro, eles continuaram suas atividades como EXO diligentemente e com todo o coração.

Baekhyun, Xiumin e Chen do EXO notificaram a SM Entertainment a respeito do encerramento de seus contratos exclusivos. Eles emitiram a declaração oficial no dia 1 de junho através do representante legal e advogado do trio, Lee Jae Hak da firma de advocacia LIN, anunciando que haviam informado a SM acerca da rescisão de seus contratos exclusivos existentes a partir do dia 1 de junho de 2023.

Leia a declaração na íntegra abaixo:

Sou o advogado Lee Jae Hak da firma de advocacia LIN, representando os membros Baekhyun, Xiumin e Chen do EXO (Byun Baek Hyun, Kim Min Seok, Kim Jong Dae, daqui em diante referidos como “artistas”). A seguir, nosso representante legal gostaria de expressar a posição dos artistas a respeito dos contratos exclusivos entre eles e a SM Entertainment (daqui em diante, referida como “SM”).

Anteriormente, os artistas enviaram certificações de conteúdo para a SM sete vezes através de seus representantes legais de 21 de março até tempos recentes, e através destes eles requisitaram cópias de relatórios de liquidação e dos pisos salariais.

É o mínimo dos mínimos e direito legítimo dos artistas requisitar uma base transparente e exata para lucros que não haviam sido claros até agora, e a SM também é obrigada a cumprir em conformidade com os contratos exclusivos e com o Ato de Desenvolvimento da Indústria de Cultura Popular e Artes. No entanto, a SM eventualmente manteve uma posição injusta alegando que não era permitido fornecer cópias dos relatórios.

Além disso, após a SM acordar contratos de longa duração com os artistas que se estendiam por 12 a 13 anos no passado, elas também pressionavam os artistas a assinar contratos exclusivos subsequentes novamente, resultando em contratos extensos de pelo menos 17 a 18 anos ou mais. SM tem cometido o uso injusto de seu poder repetidamente para tais fins.

Acerca disso, os artistas sentem que a SM está usando sua posição superior para forças os artistas a assinarem os chamados “contratos de escravidão (slave contracts)” que podem se estender a quase 20 anos incluindo os períodos de treinamento, que também estão longe de serem curtos. Os artistas gostariam de expressar as diversas injustiças que não puderam ser expressadas antes através da declaração abaixo.

  • 1. As posições dos artistas a respeito de suas atividades e a recusa da SM a fornecer relatórios dos lucros.

1.1 Os artistas assinaram contratos exclusivos extensos com a SM por mais de 12 a 13 anos e realizaram fielmente suas atividades de entretenimento como membros do EXO.

1.2 Durante o período dos contratos exclusivos extensos mencionados acima, os artistas acreditaram na explicação da SM sobre o montante financeiro e receberam suas parcelas apenas se referindo aos relatórios feitos de forma unilateral pela SM, tais quais não continham evidências específicas ou objetivas. Acerca disso, os artistas requisitaram oficialmente cópias dos relatórios de liquidação e a base líquida repetidas vezes recentemente através do representante legal, mas a SM respondeu que não poderia fornecer cópias dos relatórios no final.

1.3 A SM tem a obrigação de fornecer relatórios de liquidação e base líquida incluindo detalhes dos lucros totais, detalhes de despesas sujeitas a retenção e detalhes da quantidade sujeita a retenção de acordo com os contratos exclusivos existentes e o Ato de Desenvolvimento da Indústria de Cultura Popular e Artes. Ademais, já que os contratos exclusivos alegam que o ciclo dos lucros são emitidos duas vezes ao ano, os relatórios líquidos e base líquida referidos anteriormente também devem ser fornecidos duas vezes ao ano. Entretanto, durante esse período de 12 a 13 anos de contrato exclusivo, a SM não forneceu tais relatórios adequadamente para os artistas.

1.4 De acordo com um precedente judicial, um contrato exclusivo é baseado num alto nível de confiança. Sendo assim, se a empresa não cumpre com sua obrigação de fornecer relatórios dos lucros, os direitos dos artistas de revisar os lucros líquidos e de registrar uma objeção contra a empresa não são garantidos de forma apropriada, resultando numa falha para apresentar os relatórios de lucros como uma razão legal para encerrar seus contratos exclusivos (referir-se a ordem 2019Na2034976 do Tribunal Supremo de Seul de 31 de janeiro de 2020). Apesar de diversas solicitações feitas através do representante legal dos artistas nesse meio tempo, a SM falhou em cumprir com a obrigação de fornecer os relatórios, e como resultado, razões suficientes para o encerramento do contrato exclusivo existente surgiram.

1.5 Apesar dos artistas requisitarem sinceramente que cópias dos relatórios dos lucros fossem fornecidos até 31 de maio através de certificados de conteúdo em várias ocasiões, a SM se recusa a providenciar as bases para seus pagamentos, então foi inevitável que eles viessem a notificar a SM sobre o encerramento de seus contratos exclusivos existentes a partir de 1 de junho.

1.6 Se a SM estava pagando os artistas de forma adequada em relação aos lucros, então não haveria razão para não poderem fornecer os relatórios e a base salarial. O fato de que a SM foi incapaz de providenciar tais relatórios e base líquida é uma forte contra-evidência que a SM não pagou aos artistas de forma adequada levando em consideração os lucros reais. Sendo assim, os artistas pretendem tomar todas as ações legais civis e criminais incluindo um processo pelos pagamento devidos contra a SM para checar os exatos detalhes dos valores.

1.7 Ademais, como no caso dos artistas (Baekhyun, Xiumin e Chen), se relatórios de liquidação e base líquida não forem fornecidos aos outros artistas da SM, isso não é um problema apenas para Baekhyun, Xiumin e Chen, mas um problema em potencial para todos os artistas vinculados a SM.

1.8 Na verdade, é muito difícil para Baekhyun, Xiumin e Chen entrarem com um processo judicial contra uma grande empresa como a SM, mas eles assumiram essa responsabilidade com o pensamento e a coragem necessárias para também esclarecer diversas dúvidas que muitos artistas da SM possuem.

  • 2. As posições dos artistas acerca dos contratos extensos injustos e tentativas de estendê-los ainda mais.

2.1 Os artistas assinaram contratos exclusivos de mais de 12 ou 13 anos com a SM. Isso vai muito além dos sete anos estabelecidos pela Comissão de Comércio Justo pelo Padrão de Forma dos Contratos Exclusivos para Artistas, e é prejudicial de forma unilateral para o artista já que excede um limite, no mínimo, razoável.

2.2 Previamente, a respeito do período de 13 anos de contrato, que inclui o período estendido da decisão de injunção provisória tomada no caso do TVXQ, a SM recebeu o julgamento de que era um contrato excessivamente longo que é unilateral em estrutura e um contrato que infringe excessivamente a liberdade econômica e direitos básicos dos requerentes (membros do TVXQ), impondo um “quid pro quo” (troca de favores) excessivo ou uma sobrecarga desproporcional neles, exercitando um controle injusto usando de sua posição superior. Já que é um ato legal que viola a boa moral e outras ordens sociais, foi julgado que há espaço considerável para abordar que todo ou parte do conteúdo dos contratos fossem inválidos ou que sua validade expirou devido ao vencimento da duração aceitável (referir-se a ordem 2009KaHap2869 do Tribunal Distrital Central de Seul em 27 de outubro de 2009). Além do mais, no caso da injunção provisória do caso referido acima, a corte novamente apontou que é muito difícil que ídolos como os requerentes (membros do TVXQ) que possuíam, em sua maioria, adolescentes em sua base de fãs, manterem sua popularidade existente no mesmo campo de atuação até ou depois dos 30 anos. Logo, os contratos exclusivos com períodos de duração excessivos privam os artistas de adquirir compensação adequada pelos seus talentos excepcionais e esforços constantes que fazem para ter sucesso na indústria de entretenimento, e de fato, eles podem desempenhar a mesma função com os contratos vitalícios. (referir-se a ordem 2010KaHap1245 do Tribunal Distrital Central de Seul em 15 de fevereiro de 2011).

2.3 Os contratos exclusivos existentes tem períodos de validade que limitam severamente direitos pessoais por um longo período de tempo, coisa que é aplicável para “fazer transações com a outra parte que tira vantagem injustamente da posição de barganha da entidade de negócios em si” do Artigo 45 Parágrafo 1 (6) do Ato de Regulação de Monopólios e Comércio Justo. Em complemento, para os tipos de práticas comerciais desonestas do Quadro 2 do decreto-ato, a aplicação de períodos longos como estes se aplicam a “cláusula coerciva de benefícios” ou “cláusula de desvantagens”.

2.4 Ademais, a SM fez os artistas assinarem contratos exclusivos por sete anos baseados em suas datas de debut e uma extensão adicional de três anos no caso de atividades internacionais. Então, apesar de Xiumin e Chen serem membros os quais a SM planejava que fossem ativos na China, eles foram forçados desde o começo a assinar contratos extensos que se estendem para 10 anos ou mais a partir da data de seus contratos exclusivos.

2.5 Enquanto isso, como se um contrato com período de 12 a 13 anos não fosse o suficiente para eles, a SM está tentando reinvindicar um contrato com duração de pelo menos 17 a 18 anos fazendo com que os artistas assinem os contratos exclusivos subsequentes novamente. Isso é a SM cometendo repetidamente o uso injusto de seu poder contra seus artistas.

2.6 No processo de fechar contratos exclusivos subsequentes, os artistas foram impossibilitados de negociar adequadamente, e foi difícil de refletir seus desejos ou estabelecer os termos do contrato em pé de igualdade. Mesmo no caso da disposição provisória do TVXQ, a corte determinou que os requerentes apenas assinassem passivamente um contrato exclusivo apresentado pela SM, e eles não foram envolvidos na determinação do conteúdo do contrato através de negociações com a SM. No caso de não haver um acordo elaborado entre os requerentes (membros do TVXQ), deveria haver a possibilidade de cessar as negociações com a SM e começar negociações com outras empresas de entretenimento, mas não houve nenhuma garantia de escolha, sendo assim, nenhuma negociação no verdadeiro sentido da palavra pôde ocorrer entre os requerentes (membros do TVXQ) e a SM. Mesmo que tivesse um acordo anexo após os requerentes (membros do TVXQ) se tornarem celebridades consagradas, por serem requerentes que já possuíam vínculos a um contrato pré-existente, eles não podiam associar seus status elevados para fortalecer seus poderes de negociação. Foi determinado pela corte que contratos subsequentes são contratos assinados injustamente com defeitos devido a diferença no poder de barganha (Referir-se a ordem 2010KaHap1245 do Tribunal Distrital Central de Seul em 15 de fevereiro de 2011).

2.7 Adicionalmente, a respeito do ato de assinar um contrato exclusivo subsequente, apontamos que se enquadra no Artigo 45 Parágrafo 1 (6) do Ato de Regulação de Monopólios e Comércio Justo que diz, “fazer transações com a outra parte que tira vantagem injustamente da posição de barganha da entidade de negócios em si”. Períodos longos compulsórios assim com o uso destes contratos exclusivos subsequentes se aplica separadamente a “cláusula coerciva de benefícios” ou “cláusula de desvantagens” do anexo 2 do Quadro 2 no decreto-ato.

2.8 Também estamos cientes que contratos exclusivos de longa duração como esses são o caso para a maioria dos artistas da SM e não apenas Baekhyun, Xiumin e Chen.

2.9 A respeito do ato de assinar um contrato exclusivo de longa duração além de um contrato exclusivo subsequente, Baekhyun, Xiumin e Chen estão considerando sinceramente apresentar uma queixa à Comissão de Comércio Justo da Coreia.

  • 3. Palavras para os fãs.

3.1 Pedimos desculpas por causar grandes preocupações através dessa questão, e não existe uma forma de expressar completamente os nossos pedidos de perdão.

3.2 Apesar de ações legais serem inevitáveis devido a uma diferença com a nossa posição com a SM, iremos fazer o nosso melhor para encontrar um caminho inteligente de resolver essa disputa para não causar tanta preocupação aos fãs.

3.3 Enquanto tentamos usar nossas pequenas vozes para nos manifestar contra as injustiças que não podíamos expressar até agora, na realidade, estamos bem assustados e tememos muito por esse momento.

3.4 Esperamos que prestem muita atenção à mensagem que estamos passando e vejam a grande coragem que tivemos que reunir para tomar essa ação tão difícil. Mais uma vez, gostaríamos de expressar nossa maior gratidão aos nossos fãs que nos apoiaram por todo esse tempo.

 

Após a nota, houveram uma sequência de respostas e contra-respostas da SM Entertainment e novos envolvidos. Abaixo, listamos em ordem cronológica resumida para o melhor entendimento.

Em resposta ao anúncio da rescisão de contrato, a empresa relatou que houveram “forças externas” — futuramente anunciadas como agentes da Big Planet Made (BPM) Entertainment — agindo ilegalmente para que Baekhyun, Xiumin e Chen rescindissem seus contratos exclusivos. A BPM negou as acusações e disse que encontrou os artistas somente para fins não-profissionais. A SM Entertainment contestou que todo o acordo era transparente e que não havia coercição no processo do contrato exclusivo.

A empresa emitiu uma nota afirmando que realmente valorizam o EXO e a taxa de liquidação dos artistas aumentou duas vezes. Alegou, também, que os dados exigidos podem ser consultados a qualquer momento, mas o denunciante permaneceu insistindo que o contrato de exclusividade renovado recentemente (explicado no item 2.5) não pode ser reconhecido. A empresa explicou várias vezes que os artistas serão acompanhado por peritos, tais como agentes e contabilistas, para reler todos os dados de liquidação anteriormente disponíveis e verificar os mesmos em pormenor.

Rumores anunciaram que as gravações para o comeback do EXO seriam adiadas devido à notícia envolvendo Baekhyun, Xiumin e Chen. O mercado em seguida reagiu às notícias e o preço de mercado da empresa caiu em 200 bilhões, no entanto, a SM Entertainment desmentiu o rumor, afirmando que as gravações previstas para o dia 2 de junho seguirão normalmente como o planejado com 7 membros (sem Kai e Lay).

 

Sobre o contrato de exclusividade dos artistas com a empresa e a situação daqui por diante.

O contrato de exclusividade mantém a empresa como a única responsável por todos os aspectos da carreira do artista. Com a quebra desse contrato, o artista pode ter parcial ou total responsabilidade e liberdade de firmar parceria com terceiros em relação a publicidade, produção, turnês e afins. A quebra súbita de contrato, dependendo do contexto na qual está inserida, pode acarretar na perda de conteúdos gerados sob o nome do artista.

No entanto, até o dado momento Baekhyun, Xiumin e Chen permanecem com suas atividades planejadas sob o nome do EXO, projetos, unidades e solos.

 

Fontes: 1 e 2
Acréscimo de informações por Baekhyun Brazil.

Entrevista do Baekhyun para a edição de março da W Korea.

Notícia publicada por admin em Destaque

Dias com Baekhyun

Retornando depois de dois anos, Baekhyun usou a palavra “conforto” frequentemente.

O único desejo de Baekhyun é cantar músicas sinceras e atemporais para nós. Baekhyun falou sobre os dias que passou conosco e os dias que temos pela frente.

 

Quantos dias faz desde que você foi dispensado do exército?
3 dias, para ser exato!

Você finalmente está de volta para colocar sapatos de flores para os fãs! [Ditado coreano que significa voltar para uma pessoa importante e a fazer feliz]
Sim! Para ser honesto, antes do meu alistamento, eu contei para os meus fãs que muita coisa poderia mudar em 1 ano e 9 meses, como alguém consegue esperar para sempre? Eu disse a eles, todos podem focar nas suas vidas e voltar quando se sentirem bem olhando para mim de novo. Caso contrário, eu vou seduzir todos vocês de novo [sorri].

Na transmissão ao vivo pós-dispensa que você fez recentemente, você parecia bem novo, e os fãs relembraram da época de seu segundo miniálbum solo, Delight, lançado três anos atrás.
Sendo sincero, eu estava muito preocupado. Mas ver as reações calorosas dos fãs me acalmou, então ainda bem, e eu também agradeço aos meus pais [risos].

Você mencionou até o campo de treinamento na transmissão ao vivo.
A maioria das pessoas no campo de treinamento, exceto por alguns, nasceram em 1999 ou 2000, então todos me seguiam como se eu fosse o irmão mais velho. Ainda mantenho contato com algumas pessoas que conheci lá, e recentemente um deles entrou em contato e disse “Hyung, me inscrevi numa academia e estou malhando agora.” Era um amigo magricelo e eu disse várias vezes para ele malhar.

Você era sempre o mood-maker/animador durante seu tempo com o EXO e o SuperM, acho que esse aspecto deve ter permanecido durante o campo de treinamento.
Quando os treinamentos começaram, não havia exceções. Sempre que os garotos desistiam porque o treinamento ficava muito difícil, eu dizia “Você não pode perder para isso”, “Continuar desistindo não é bom porque você cria o hábito de perder” e “quando você começar a sua carreira, vai ser mais difícil que isso”. Sou o tipo de pessoa que não aguenta ver um amigo desistindo ou ficando para trás. Eu os recomponho.

12.jpg

Parece que os últimos 2 anos foram um momento ótimo para você reestruturar quem é, não como “Baekhyun do EXO”, mas sim como “Byun Baekhyun Humano”.
É verdade. Primeiramente, no meu período de alistamento, meu MBTI mudou de ISFP para ESTJ. Entre meus amigos e família, eu fui conhecido por muito tempo como alguém que gosta de ficar em casa, mas na verdade eu sou uma pessoa extrovertida e que gosta de ser ativa. Olhando para minha infância, eu mal passava tempo em casa. Minha mãe sempre dizia ”Tirando a hora que ele está tomando café da manhã, eu nem vejo meu filho!” Durante meu período de alistamento, pareceu que esse exato lado meu voltou!

Foi também um momento para você aprender sobre você mesmo e sobre o que significa ter um fã?Com certeza. Eu ainda sinto que tenho um longo caminho pela frente para conhecer os meus fãs, e acho que tem uma coisa que aprendi dessa vez: nós somos muito mais importantes uns para os outros do que eu já havia pensado. No primeiro ano do meu serviço militar, eu tive muitos flashbacks e assistia muitos vídeos em que eu estava no palco em concerto passados, me divertindo com meus fãs. Nos shows, eu me diverti muito com eles. Houve momentos em que vi minha expressão facial no palco e pensei que realmente me esforcei para puxar tudo. Além disso, às vezes eu me sentia muito vazio e sentia esse vazio impossível de preencher. A certa altura, pensei: “Eles ainda estarão lá?” enquanto ouvia os aplausos dos fãs nesses vídeos. Eles são como um professor muito bom que me daria nota e me encorajaria. Acho que a razão pela qual eu continuo correndo, fazendo aulas e melhorando a mim mesmo é porque eu quero ser elogiado pelos meus fãs, e eu sinto que se não os tivesse, eu não estaria vivendo tão intensamente quanto agora.

Baekhyun tem uma categoria especial chamada “Amor de fã” na sua NamuWiki, às vezes eu vejo suas palavras para os fãs e penso “eu acho que nem namorados da vida real conseguem falar palavras tão doces assim…”.
Hahaha, eu sou influenciado pela minha mãe! A rainha do aegyo, o jeito de ela de falar é cheio de amor. Como o caçula da minha casa, eu também cresci recebendo muito amor! Algumas vezes os fãs dizem “como ele consegue dizer palavras tão bonitas?” e eu fico “Mas isso (palavras doces e bonitas) são apenas formas de falar diariamente…”

Não acho que os fãs tiveram a chance de sentir o tal “hiatus militar”. Antes de se alistar, você filmou 21 conteúdos adiantados para o YouTube e os lançou em sequência durante seu hiatus.
Eu sei o quão difícil é esperar sem expectativas. Mesmo quando estava em turnê com o EXO, se passaram anos sem álbum novo, que não pudemos lançar. Nós pensamos por um longo tempo em como preencher o vazio. Em particular, ninguém mais estava pensando em fazer algo especial para preencher o “hiatus militar”. Em um primeiro momento eu pensei em um jogo em vez dos vídeos. Era tipo um Tamagochi, no qual os fãs aumentavam o nível do Baekhyun durante os 641 dias que eu estaria ausente em serviço militar. Eles precisariam me alimentar, dar água [risos].

19.jpg

Por trás desses vídeos, existia a intenção de “Assista e sinta muito a minha falta”, mas também algo “Assista e não se esqueça de mim”.
É verdade, é quase exatamente isso. Honestamente, o período de filmagem desses vídeos foi quando eu estava super ocupado. Minha agenda estava um redemoinho. Meu terceiro miniálbum solo estava prestes a ser lançado e se sobrepôs com as atividades do SuperM, mas quando eu completei todas as filmagens, um sentimento de orgulho indescritível tomou conta de mim.

Bambi, lançado em 2021, é um álbum que possui a lástima de não ter nenhum stage oficial por causa do serviço militar, apesar de ter vendido o suficiente para alcançar o título de “double million seller” e ter sido lançado no ano em que você completou 30 anos, mostrando suas melhores habilidades como vocalista.
Bambi foi um álbum que foi completamente adaptado às minhas necessidades e visões. Foi um álbum no qual eu tentei tudo que sempre quis fazer sem nenhum palpite dos outros, porque pensei que ficaria aliviado em fazer isso, já que foi lançado logo antes do meu serviço militar. Eu coloquei tudo o que pude como vocalista. Comecei a retrabalhar o meu tom vocal durante o meu primeiro mini álbum solo, City Lights, em 2019 e queria ver o quanto cresci desde então. Senti que podia soar melhor do que 2 anos atrás, e fui ganancioso. Queria testar escalas que não escolheria normalmente porque ficava nervoso. Queria falhar e superar minhas dificuldades, então escolhi músicas difíceis de propósito.

Em particular, creio que a faixa-título Bambi foi uma música padrão para exames de admissão de setores de prática musical naquele ano. Você tinha que alternar entre voz original, falsetto e voz de cabeça livremente, e tinham muitas notas ornamentais, então era uma ótima forma de exibir as suas habilidades vocais.
Bem, eu realmente não recomendo… [risos]. É uma música de alto risco e as batidas e ritmo são difíceis. É uma música bem desafiadora para se cantar bem.

Com o lançamento de Bambi, o gênero e marca que apenas Baekhyun consegue executar deixaram uma impressão mais clara. Agora quando pensamos em “Baekhyun”, nós pensamos em uma música R&B de batida groovy como UN Village de City Lights e Candy de Delight.
R&B é um gênero que eu gosto há muito tempo, eu acho que eu vou continuar fazendo isso! De toda forma, eu sou uma pessoa que tem ambições fortes para desafiar algo novo. Sem ser meticuloso, eu quero tentar algo aqui e ali. Eu tenho a ambição de ser versátil. Esses dias, eu estive muito interessado em raps melódicos!

Quais são alguns dos artistas nos quais você procura inspiração ultimamente?
Tenho me aproximado muito do Colde recentemente, eu gosto do seu estilo de canto, a forma que ele cria melodias é fabulosa, o jeito que ele carrega uma melodia de forma rítmica como se ele estivesse fazendo rap. Tenho requisitado muitas músicas dele, e ainda não sei como elas vão ser, mas estou na expectativa de trabalhar com ele novamente.

17.jpg

Como músico, não há experiência mais valiosa do que obter uma “resposta” para sua música. Todos os três álbuns solo lançados até agora registraram vendas respeitáveis. Você esperava tamanho sucesso?
Eu não esperava. Eu tinha uma noção de como poderiam ser as vendas, mas os reais números excederam muito as expectativas, e eu acho que isso é totalmente devido aos esforços de muitos cantores de K-Pop que vieram antes de mim, especialmente porque as vendas do meu segundo miniálbum, Delight, foram acompanhadas de um marcador que dizia ser um recorde após 20 anos na história da música pop coreana.

Com o Delight, você se tornou o primeiro artista a se tornar million seller, e o segundo depois de Seo Taiji, tanto em grupo quanto como solista.
Sim. Mas eu acho que isso se dá pela dedicação de muitos cantores na Coreia. Já que o K-Pop se tornou conhecido mundialmente, tinha um ciclo virtuoso de pessoas dando atenção à cultura coreana. Meus seniores jogaram as sementes e plantaram nos campos, e eu apenas ajudei com uma enxada.

Não sinto nenhuma culpa quando ouço sua música. Talvez seja um completo anacronismo, mas ainda existe um certo preconceito em relação à música idol. Da mesma forma, algumas músicas de ídolos são chamadas de “obras-primas ocultas”. Mas quando ouço a música solo de Baekhyun, sinto que estou apenas ouvindo uma música realmente boa.
Obrigado. Eu de fato prestei muita atenção nisso. Escolhi muitos gêneros que não viriam da SM, porque a SM basicamente prefere uma música intensa e forte, e eu quis focar em músicas que são fáceis de escutar, então foi em partes o meu gosto e em partes uma escolha estratégica para diferenciar minha carreira solo da minha carreira com o EXO. Vejo que muitas faixas dos meus álbuns solos ainda estão recebendo muito amor, acho que foi uma boa decisão.

É comum detectar excessos em álbuns solo de integrantes de grupos de idols, mas nos álbuns de Baekhyun, é bem único o fato de ter uma vibe “fácil”, que acalma, como você acabou de dizer.
Essa foi minha grande ambição. Eu pensei “vou fazer músicas mais e mais fáceis” e a música não deveria mudar no meio e a melodia deve fluir de forma esperada/previsível. Queria simplificar os pontos e focar muito nas letras, e é por isso que algumas pessoas na empresa não gostaram, mas eu fui ganancioso: “Vou continuar fazendo músicas que são fáceis de escutar” mesmo que não pareçam sofisticadas ou além da curva quando as pessoas as escutam, meu lema era fazer algo que parecesse agradável aos ouvidos das pessoas, como música que ainda não foi tocada.

3.jpg

O que você acabou de dizer parece relacionado à questão: O que é boa música para mim como músico?
Sim, provavelmente. Posso fazer música que é fácil de ouvir para mim, mas não escuto tanta música porque meus ouvidos se cansam. Eu trabalho com isso, então eu preciso conhecer muitas músicas, mas sou o tipo de pessoa que quando fica presa a uma música, eu só  escuto aquela. E quando penso nessas músicas que ficam na cabeça, elas possuem algo em comum. Mas não tanto, uma ou duas coisas.

Você tem alguma música em mente?
Sou muito fã de músicas pop old school, e Why Goodbye de Peabo Bryson é definitivamente uma de minhas preferidas. Se você a escutar, tem uma parte na ponte, uma no refrão, e uma no verso que é só tipo, é muito relaxante, mas ao mesmo tempo é tão cheia de vocais.

Que tipo de tom vocal Baekhyun almeja ter?
Se eu pudesse ter uma voz atemporal e que nunca sai de moda, eu não teria nenhum outro desejo.

Essa também é a coisa mais difícil.
Sim, eu pensei sobre isso em certo ponto, “O episódio de Baekhyun de Hidden Singer vai sair?”¹. Eu não acho que vá ter, porque eu não tenho uma voz tão distinta, mas é definitivamente uma voz que pode te dar certo conforto. Acho que um bom tom é algo que muda com o tempo e com o gosto, é algo que não é fixo, é algo que se move constantemente, então quero que minha voz seja plana e estável, e eu quero que seja reconfortante o suficiente para que quando ouvi-la, ela possa te relaxar. É tudo que peço a mim mesmo.

¹Cantor que pode mudar bastante a voz.

Este ano é o seu 11º ano desde o debut, mas você continua fazendo aulas de vocal consistentemente?
Sim, eu sou uma pessoa que tem grandes desejos de mudar (melhorar). Quando o EXO recebeu muita atenção com Growl em 2013, eu pensei nisso também. “Por que tem tantas pessoas dando tanto amor para nós? Eu realmente sou tão digno? Provavelmente não. Se toda a atenção desaparecer, vocês vão ver o real eu”. Eu acho que eu comecei a me esforçar mais a partir daí. Eu sou do tipo de que sou mais severo me julgando em comparação com o julgamento dos outros. Isso não é uma questão de autoestima baixa ou alta. Eu conheço minhas deficiências melhor do que ninguém, então eu vou continuar trabalhando nas áreas que me faltam.

5.jpg

Não acho que você tenha baixa autoestima de jeito nenhum, acho que você é apenas alguém que constantemente se autocensura.
Sim, é, pois é. Eu talvez seja um perfeccionista. Eu odeio negócios inacabados, e sou o tipo de pessoa que sequer começa algo se não penso que vou fazer tudo certo. Sou o tipo de pessoa que fica incrivelmente decepcionado comigo mesmo se não faço algo perfeitamente.

Sou um perfeccionista que almeja pelo “fácil”… Essa é difícil [risos].
[Risos] Como um músico, quero ser uma pessoa confortável que pode se misturar com o público sem nenhum problema, não quero ser um músico que é tão maneiro que você quer se inspirar e seguir. Eu quero ser alguém com quem as pessoas possam conversar facilmente quando me encontrarem na rua enquanto ouvem minha música.

A única coisa que me aflige com a música solo do Baekhyun é o fato de não podermos ouvir mais histórias autobiográficas em suas músicas. Sendo você o Baekhyun de trinta e dois anos, que tipo de história você gostaria de contar através de suas músicas?
Gostaria de entregar músicas que sejam encorajadoras para as pessoas. Uma mensagem para não desistir facilmente e superar dificuldades e adversidades um pouco mais. Acho que a perda da cultura Jeong (afeto por sua família e/ou vizinhança na Coreia) também tem um papel no fato das pessoas ficarem cansadas facilmente. Antigamente, quando um novo vizinho chegava, ele nos fazia bolinhos de arroz, e se tivesse muita comida, nós compartilhávamos com ele. Agora vivemos num mundo desconectado onde não existe jeong. Acho que as pessoas estão se tornando cada vez mais autocentradas. Então quero colocar uma mensagem esperançosa em minhas músicas, que quero que todos se juntem novamente.

Faz dois anos desde a última vez em que o Baekhyun e a W Korea se encontraram para a capa da edição de março de 2021, certo? Ao longo da sessão de fotos de hoje, a palavra “sexy” veio à tona entre os staffs. Parece que a “sensualidade suave” que Baekhyun vem demonstrando em suas atividades solo foi refletida na sessão de fotos de hoje.
Sexy… [risos] Mas eu não acho que o tipo de sensualidade que eu tenho seja o tipo de sensualidade que vem com emoções intensas. Quer dizer, é mais tipo assim. Sabe quando você está apenas saindo com seus amigos um dia e se sente sexy de forma inesperada, tipo, “Oh, o que foi isso?”. Acho que tenho isso. O tipo de sensualidade que deixa as pessoas curiosas sobre mim [risos].

O ensaio fotográfico de hoje é com a coleção de relógios e ícones Tank Française da Cartier, peças que tem sido chamadas de “aspirantes” por muitos artistas pela sua estética atemporal e clássica. Quais são alguns de seus artistas favoritos, independente da era ou nacionalidade?
Michael Jackson. Ele era o único artista que poderia ficar parado no palco por vários minutos e depois fazer uma pose e os gritos não parariam, porque suas músicas ressoavam com tantas pessoas por tanto tempo e trouxe tanto prazer e felicidade para tantas pessoas que apenas vê-lo parado no palco trazia lágrimas de emoção para seus olhos. Não acho que exista nenhum artista que pode superar Michael Jackson.

Independente disso, qual a arma do Baekhyun que você sente que “nem Michael Jackson pode superar isso”?
Hm… Não acho que ele consiga superar minha forma afetuosa/gentil de falar [risos].

Recentemente, o fanmeeting de aniversário de 11 anos do EXO foi anunciado. Como o EXO seria se fosse descrito como uma família?
Uma criança que cresceu com um pai rigoroso, mas com uma mãe gentil? O palco é o pai. Trabalhamos duro no palco até parecer que nossos corpos iriam quebrar literalmente. Mas quando saímos do palco, agimos como crianças. Não há amigos rudes [no EXO]. Todos são gentis e inocentes. Quando nos reunimos agora, não é nada diferente de quando debutamos há 11 anos atrás como trainees.

Quais são as três coisas as quais Baekhyun está focado/obcecado atualmente?
Eu recentemente estou viciado em golfe. No campo de golfe, meus braços ficaram tão bronzeados, escuros o suficiente para deixar uma marca de relógio em meu pulso. Quando saio para jogar a céu aberto, me sinto tão relaxado. A segunda coisa é a minha direção vocal. Eu iria dizer malhar como terceira coisa, mas vou mudar. Meu amigo Jongkook, que eu me aproximei por causa do exercício físico, disse “é hora e você focar nas suas nádegas”, mas é muito difícil malhar a bunda! [risadas]. A terceira coisa [que estou focado] é o comeback do EXO. Vamos entregar para vocês um álbum de ótima qualidade o mais breve possível, neste ano.

 

Confira todas as fotos do ensaio para a revista em nossa galeria.

Pergunta: Qual é seu aparelho de exercício favorito na academia?
Baekhyun: Banco de supino.

Pergunta: Diga algo para as fãs que estiveram esperando pelo seu solo por 7 anos.
Baekhyun: Você será mais feliz daqui para frente.

Pergunta: Baekhyun popularmente veloz, em qual parte você está na frente dos outros membros?
Baekhyun: Quando estou comendo.

Pergunta: Artista que você quer trabalhar?
Baekhyun: Mark do NCT.

Pergunta: Uma palavra para fãs que estão celebrando seus aniversários hoje.
Baekhyun: Eu te amo!

Pergunta: Se você fosse tomar café com um amigo, qual você pediria?
Baekhyun: Uma dose de Americano gelado.

Pergunta: Você saiu bastante do país para compromissos, qual é a última coisa que você faz antes de ir?
Baekhyun: Inspeção de bagagem!

Pergunta: Você disse que queria filmar um comercial de licor de frutas, diga algo para o staff.
Baekhyun: Não consigo beber muito bem, mas farei o meu melhor.

Pergunta: O que você estava fazendo às 5:06 dessa manhã?
Baekhyun: Estava dormindo.

Pergunta: Baekhyun dia VS Baekhyun noite
Baekhyun: Baekhyun noite!

Pergunta: Qual a palavra que você mais diz quando passeia com Mongryong?
Baekhyun: Mongryong-ah! Vem aqui! ´ㅅ `

Pergunta: Que tipo de roupas você usa quando vai dormir?
Baekhyun: Camisa de manga curta e shorts!

Pergunta: Que tipo de licor de frutas Baekhyun quer provar?
Baekhyun: Gostaria de provar o soju de morango com os superiores se tiver uma chance.

Pergunta: A razão por escolher o Baekhyun da Noite?
Baekhyun: Eu pessoalmente prefiro as noites e o Baekhyun da noite é mais ativo. Sou o tipo de pessoa que fica com sono durante o dia e fica mais acordado de noite.

Pergunta: No verão você toma banho com água quente ou fria?
Baekhyun: Uso água quente e depois mudo para a fria.

Pergunta: Quando foi a última vez que observou a lua?
Baekhyun: Não consigo lembrar.

Pergunta: Quem atende o telefone a qualquer momento do dia ou noite?
Baekhyun: Chen!

Pergunta: Um poema acróstico para UN Village.
유: UN Village
엔: Tenho certeza que muitos de vocês têm esperado por mim.
빌: Me preparei muito para vocês.
리: 리제 (?) não precisam mais esperar
지: Já saiu (foi lançado).

Pergunta: Diga alto para EXO-Ls internacionais que amam Baekhyun e EXO.
Baekhyun: Obrigado e eu te amo.

Pergunta Qual é a recomendação do Baekhyun para o lanche dessa noite?
Baekhyun: Samgyeopsal e naengmyeon!

Pergunta: Quais membros ficam em segundo lugar em velocidade na hora de comer e qual fica em último?
Baekhyun: O segundo é o Chen e o membro que come devagar é o Suho.

(Cr. exofml_ | ohohoratt | Tradução por @bhbrazil)